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16/04/2021

MT: Defensoria Pública atende 270 pessoas no primeiro dia de auxílio em cadastramento por vacina

Fonte: ASCOM/DPE-MT
Estado: MT
A Defensoria Pública de Mato Grosso atendeu 270 pessoas no primeiro dia de oferta do serviço que auxilia a população de Cuiabá a preencher o cadastro da Prefeitura, para entrar na fila de acesso à vacina contra Covid-19. O atendimento é feito por meio de dois telefones celulares que recebem ligações, inclusive à cobrar, e mensagens pelo aplicativo Whatsapp.
 
O atendimento iniciou na terça-feira (13/4) e é feito das 12h às 18h, focado no público que tem prioridade em receber a vacina e encontra dificuldades de acesso à internet ou no preenchimento do formulário. O documento é exigido pela Prefeitura de Cuiabá para que a Administração organize a distribuição das doses do imunizante.
 
Na Defensoria, o serviço é executado por duas equipes de servidores, uma responsável por receber os pedidos de ajuda e solicitar dados dos cidadãos para o cadastramento, e outra, por fazer o cadastramento, o acompanhamento do agendamento e o repasse de informações ao cidadão. Os números do primeiro dia indicam que foram feitos 45 atendimentos por hora e 1,3 por segundo.
 
Até o momento, o site “Cadastro Vacina Cuiabá” liberou o pré-cadastro para oito grupos prioritários, entre eles, idosos de cinco faixas-etárias diferentes, trabalhadores da saúde, comunidades tradicionais, quilombolas e trabalhadores das forças de segurança, salvamento e forças armadas. Todos os integrantes desses grupos que tiverem dificuldades, tanto de acesso como de preenchimento dos dados, podem entrar em contato com a Defensoria Pública pelos telefones: (065) 99810-5578 e (065) 99811-2417.
 
Além de fazer o cadastro no site, o órgão acompanhará o agendamento e repassará as informações do local, data e hora da vacinação para os que solicitarem a ajuda. Por exigência da Prefeitura, no dia da vacinação, o cidadão precisa apresentar um QR Code antes de receber a dose. Os que tiverem dificuldades para receber a imagem, a Defensoria Pública fará a impressão e a entrega da imagem presencialmente.
 
A secretária executiva da DPMT, Luziane Castro, que coordena a oferta do novo serviço, afirma que todas as solicitações dos cidadãos estão sendo ouvidas e consideradas e caso seja necessário, o órgão fará recomendações à Prefeitura de Cuiabá para que ajuste o serviço de cadastramento para atender à população mais carente, da melhor forma possível.
 
“Estamos recebendo vários pedidos de informações, reclamações, indagações sobre dúvidas no sistema de cadastramento, que estão ficando sem respostas. Com base nisso, vamos oficiar a Prefeitura para melhorar o serviço. Caso não haja mudanças, podemos entrar com ações na Justiça, assim como temos feito por meio do Grupo de Atuação Estratégica em Saúde, o Gaedic Saúde, para conseguir leitos, medicamentos e oxigênio para a região Norte do Estado”, afirmou.
 
Primeiro Dia - Dos 270 atendimentos, 145 foram por meio de ligações telefônicas, 124 por meio de mensagens pelo aplicativo Whatsapp e um, por meio de SMS. Dos atendimentos, sete geraram cadastro no primeiro dia, pois a maioria dos que buscaram a Defensoria Pública queriam informações, tirar dúvidas e receber orientações.
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