Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/04/2021

TO: Justiça dá até 30 dias para análises pendentes do Teste do Pezinho; atuação é da Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Em atendimento à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a Justiça determinou o prazo de até 30 dias para que seja concluída a análise de todas as amostras pendentes do exame chamado de "Teste do Pezinho". A decisão é resultado de atuação do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria em Ação Civil Pública (ACP) e deve ser cumprida pelo Estado.
 
Conforme o Nusa, os testes não são realizados há nove meses e diante disso, é possível que novas coletas possam ser feitas, uma vez que material coletado para o Teste do Pezinho sofre risco de perecimento no prazo de 60 dias. “(...) o serviço não vem sendo prestado de forma regular, prejudicando assim o diagnóstico e consequentemente o tratamento de milhares de crianças”, consta na ACP cuja atuação é do coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes.
 
A decisão é de 5 de abril e foi proferida pelo Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas.
 
Teste
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o Teste do Pezinho tem por objetivo identificar distúrbios e doenças no recém-nascido em tempo oportuno para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo para alguma das doenças previstas no teste, como hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)