Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/04/2021

MS: Abril Indígena: professores indígenas discutem cosmovisão Guarani e Kaiowá, relações familiares e de consumo no primeiro encontro da Escola Superior

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
 
A Defensoria Pública de MS, por meio da Escola Superior (ESDP-MS) iniciou o Webnário Abril Indígena, evento que presta uma homenagem aos povos indígenas com palestras e discussões proferidas por professores e professoras indígenas.
 
Ao abrir a programação, a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), defensora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes, ressaltou que, com a segunda maior população indígena do Brasil, Mato Grosso do Sul precisa de espaços de discussão protagonizados por indígenas e que essa é a proposta do encontro online.
 
“Aqui quem terá a palavra serão homens e mulheres indígenas. Há várias defensoras e defensores públicos conosco no chat, que debaterão as teorias apresentadas pelos palestrantes com a nossa prática diária. Para nós é uma honra recebe-los nesse evento da Escola Superior”, disse.
 
A primeira palestra foi sobre Cosmovisão Guarani e Kaiowá, ministrada por Tonico Benites, doutor em Antropologia Social (UFRJ). O especialista detalhou que o contato com a etnia Guarani e Kaiowá é recente, a partir do fim da Guerra do Paraguai, e que esses povos sempre viveram, em MS, na região da Grande Dourados, Cone Sul, às margens dos rios Amambai, Iguatemi, Dourado e Rio Brilhante.
 
“A organização social é de uma família extensa, com a quarta e quinta geração em um mesmo espaço, porque esse espaço é específico, é da onde pertence àquela grande família. Por isso esses rios são tão importantes e significativos para esses povos. Vários estudos arqueológicos, antropológicos e historiográficos têm constatado que eles sempre viveram nessa região. Estamos falando de povos que possuem menos de um século de registros oficiais, até 1888 não tínhamos relatos da história, cultura e da presença deles”, ressaltou.
 
O convidado especial também apresentou a discussão Fogo Familiar: relações familiares – crianças e adolescentes.
 
 
Outro palestrante recebido no evento online foi Anastácio Peralta, que tem graduação em Licenciatura Intercultural Indígena (UFGD), e discorreu a respeito da Cosmovisão e Relações de Consumo.
 
“Para o nosso povo a economia é a própria natureza, o plantar e o colher, até a partilha. Economia também é felicidade e sentimento de alegria, não dissociamos isso, porque consumir está ligado ao bem-viver, à forma com que produzimos e partilhamos entre nós. A partilha tem um significado muito importante na nossa cultura, então, se economia é partilha, economia também é o modo como criamos nossos filhos”, refletiu. Confira aqui o evento na íntegra.
 

 

 
Webnário Abril Indígena
 
O evento online é realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública de MS e tem o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (Adep/MS).
 
A programação tem apenas palestrantes indígenas e os próximos encontros serão nos dias 16, 23 e 30, das 9h às 12h (horário do MS), transmitido pelo canal da Escola Superior da Defensoria Pública de MS no YouTube. Clique aqui para fazer a sua inscrição, até́ o dia 16 de abril.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)