Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/04/2021

RJ: Ação da DP e MP obriga CEDAE a prestar esclarecimentos

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
 
Após uma ação conjunta da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e do Ministério Público (MP-RJ), a Justiça determinou que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) apresente, em até três dias, dados analíticos da ouvidoria da entidade sobre as reclamações de consumidores a respeito da falta d’água e de problemas de qualidade no fornecimento. 
 
O relatório da CEDAE deve distinguir as reclamações resolvidas antes de 48 horas daquelas com prazo de resolução superior a esse prazo, além de esclarecer o problema em questão e a respectiva solução adotada pela Companhia. No mesmo sentido, deve conter a sobreposição das ouvidorias com mapa da rede de abastecimento da CEDAE, seja por intermédio da rede fixa ou solução móvel, como cisternas, caixas d’água coletivas e caminhões pipas. Os dados se referem ao período desde a retomada da operação das bombas do Lameirão 6, após 21 de dezembro de 2020 até 5 de abril deste ano. 
 
A medida determina ainda que sejam prestados esclarecimentos acerca da certificação e do credenciamento do laboratório que faz a análise do gosto e do odor da água que chega às casas dos consumidores, bem como os prazos de validade e autorizações dadas pelos órgãos públicos competentes no período entre janeiro de 2020, quando o Estado enfrentou a primeira crise hídrica, à abril de 2021. De acordo com a decisão, o descumprimento da medida terá multa diária de R$ 300 mil.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)