Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/04/2021

PR: DPE lança o “PROCURAME”, Programa de Capacitação e Fortalecimento das Procuradorias Municipais da Mulher

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
Nesta sexta-feira (9), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) assina o acordo de cooperação técnica entre a instituição, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MFDH) e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), que estabelece ações conjuntas no projeto piloto da DPE-PR, consistente no “Programa de Capacitação e Fortalecimento das Procuradorias Municipais da Mulher - PROCURAME ”, uma iniciativa que vai trabalhar a expansão de políticas públicas voltadas à mulher. 
 
O Paraná será o estado piloto do projeto que terá como primeira ação a oferta de um curso gratuito para as vereadoras de todos os municípios paranaenses, incentivando a adesão de parlamentares para o papel de procuradoras no legislativo municipal.
 
O lançamento do projeto está marcado para às 9h30, virtualmente, com a presença do Defensor Público-Geral do Estado do Paraná, Eduardo Abraão; da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Luiz Traiano, da Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto; da deputada estadual e Procuradora da Mulher da Alep, Cristina Silvestri e da deputada federal, Leandre Dal Ponte.
 
Depois do ato solene, as vereadoras terão a primeira aula do curso, que tem como tema “O atendimento, acolhimento e encaminhamento da mulher em situação de violência: a atuação das Procuradorias Municipais da Mulher”. As aulas que também ocorrerão nos dias 16, 23 e 30 de abril, serão realizadas pela Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) e pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM).
 
O curso, exclusivo para vereadoras, tem como objetivo orientar as parlamentares na instalação de Procuradorias da Mulher nos municípios, ampliando assim a rede local de atendimento à mulher, além de incentivar o combate a todas as formas de violência, zelando pela participação mais efetiva das mulheres na vida política.
 
As inscrições podem ser feitas pelo perfil da Procuradoria da Mulher no instagram @procuradoriadamulherpr e e a assinatura do acordo poderá ser acompanhada pelo canal da DPE-PR no YouTube, no link www.youtube.com/defensoriapr.
 
Confira a programação completa: 
09/04 – Módulo 1: O que é violência de gênero?
Lívia Brodbeck – Defensora Pública e coordenadora do NUDEM
Olenka Lins e Silva Rocha – Defensora Pública e coordenadora do NUFURB
 
16/04 – Módulo 2: A rede de proteção à mulher vítima de violência
Marcela Ortolan – Psicóloga da DPE-PR
Taísa Oliveira – Assistente Social da DPE-PR e Doutora em Ciência Pública pela UFPR
Geraldine Grace – Diretora do Departamento de Enfrentamento de Violência da SNPM – A importância do fortalecimento da rede de proteção à mulher no combate ao feminicídio.
 
23/04 – Módulo 3: A Lei Maria da Penha e a violência doméstica e familiar contra a mulher
Lívia Brodbeck – Defensora Pública e coordenadora do NUDEM
 
30/04 – Módulo 4: Representatividade feminina e violência política de gênero
Vanessa Fogaça Prateano – Assessora Jurídica do NUDEM Paraná e Mestranda em Direito do Estado da UFPR
Cristiane Britto – Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres – MMFDH – A Violência Política contra as Mulheres.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)