Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
07/04/2021

PB: DPE recomenda inclusão de gestantes e puérperas em grupo prioritário de vacinação da Covid-19

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio da Coordenadoria de Defesa da Mulher e do Núcleo de Mediação Sanitária, recomendaram à Secretaria de Estado da Paraíba (SES) que grávidas e puérperas sejam incluídas como grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 no estado. O ofício foi encaminhado na tarde desta terça-feira (6).  
 
O documento lembra que em abril de 2020, o Ministério da Saúde, mediante o “Protocolo de Manejo Clínico do Covid-19 na Atenção Especializada”, definiu que grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal) fariam parte do grupo de risco por infecção da Covid-19.
 
“Dados disponíveis sugerem que grávidas sintomáticas têm risco aumentando de doença mais grave em comparação com mulheres não grávidas e o Brasil é o país com mais mortes de gestantes por Covid-19 do mundo”, acrescenta o documento, assinado pelas defensoras públicas Raissa Palitot e Monaliza Montinegro (Mulher) e Remédios Mendes (Saúde).
 
Ainda assim, o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 da Paraíba não inseriu nenhuma previsão sobre a inclusão das grávidas, puérperas e lactantes entre os grupos prioritários.
 
Por isso, a DPE-PB está recomendando, em decorrência também da Nota Técnica Nº 1/2021, do Ministério da Saúde, que indica a administração da vacina em gestantes, puérperas e lactantes, que esse grupo seja incluído como prioritário no estado, caso ainda não tenha sido. Em eventual negativa, as defensoras pedem que sejam apresentadas as evidências científicas e sanitárias que fundamentam a decisão. O secretário Geraldo Medeiros tem o prazo de cinco dias para responder a solicitação.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
12/04, 19/04, 26/04 e 03/05
VI Jornada da ENADEP
De 16 de abril a 9 de julho
Curso "Prova sob Suspeita"
6 de maio
AGE
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)