Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/01/2021

AC: Defensoria Pública, MPF E MPAC traçam estratégias para garantir a efetivação dos direitos da população LGBT ao acesso às políticas públicas

Fonte: ASCOM/DPE-AC
Estado: AC
O trabalho em conjunto da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), através do Subnúcleo de Direitos Humanos (SDH2), da Ouvidoria-Geral da DPE/AC, do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão e do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), pretende fomentar e promover iniciativas para atender a temática LGBT e demais pautas minoritárias.
 
Na manhã desta quarta-feira, 20, houve uma reunião com os representantes das instituições para traçar estratégias de efetivação dos direitos da população LGBT ao acesso às políticas públicas no Acre.
 
“A ideia desse encontro surgiu quando fizemos a campanha: ‘valorize a vida, cure seu preconceito’, em alusão ao setembro amarelo. Depois disso, através de uma pesquisa da Ouvidoria-Geral da DPE, percebemos que não há identificação de gênero e orientação sexual nos registros de óbitos. Então, nós nos reunimos na busca de solucionar essa questão”, disse a defensora pública que atua no SDH2, Flávia Nascimento.
 
Na oportunidade, foram discutidos sobre a efetivação dos direitos de saúde, educação, política de assistência social, dentre outras. A finalidade é saber sobre o fluxo desses atendimentos em todo estado, realizar o encaminhamento de demandas aos órgãos responsáveis, visando garantir um atendimento humanizado e livre de preconceitos.
 
O encontro oportunizou também o alinhamento para uma audiência pública, além das próximas reuniões previamente estabelecidas para discutir a temática, como destaca o procurador da república do MPF, Lucas Costa Almeida Dias.
 
“A reunião foi para tratar das políticas públicas LGBT e sobre a necessidade de uma parceria institucional, principalmente na realização de uma audiência pública que será realizada no mês de junho para tratar dos segmentos minoritários em geral”, destacou.
 
Estiveram presentes no encontro também, a ouvidora-geral da DPE/AC, Solene Costa, o assessor jurídico da DPE/AC, Davidson Ribeiro e a coordenadora administrativa do CAV, Otília Amorim.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)