Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/01/2021

AM: DPE dá 24 horas para Governo explicar repasse de vacinas abaixo do previsto aos municípios

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) oficiou o Governo do Amazonas, nesta terça-feira (19), para explicar porque os municípios estão recebendo menos doses da vacina contra a Covid-19 do que o previsto no Plano Estadual de Vacinação, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). No requerimento, a Defensoria questiona se, de fato, o Amazonas recebeu os 306 mil imunizantes anunciados, que seriam fruto de repasses do Ministério da Saúde (256 mil doses) e do Governo do Estado de São Paulo (50 mil).
 
O pedido da Defensoria Pública também é para que o Estado comprove o número de vacinas enviadas para cada cidade ou justifique o descumprimento da meta. O município de Parintins, por exemplo, recebeu 1.069 doses, número que é quase 5 vezes menor do que os 4.974 imunizantes previstos no Plano de Vacinação publicado pela FVS-AM.
 
Outra preocupação da Defensoria é a diferença entre a quantia de doses necessárias para abranger o primeiro grupo a ser vacinado no Amazonas (262,1 mil pessoas) e a recebida pelo Governo Estadual. “Quais os grupos da primeira fase que serão efetivamente imunizados? De fato, o Estado do Amazonas confirma que não há doses suficientes para contemplar o quantitativo previsto na primeira fase da vacinação?”, questiona a DPE-AM no ofício, que é assinado pelo defensor público Rafael Barbosa, responsável pela Defensoria Especializada em Atendimentos de Interesse Coletivo.
 
Diante da divergência de dados no Plano Estadual de Vacinação, a Defensoria irá aguardar a resposta do Executivo Estadual para avaliar quais medidas adotar, visando resguardar o direito da população à vacinação.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)