Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/10/2020

MA: Defensoria consegue, no STJ, concessão de habeas corpus a assistida

Fonte: Ascom/DPE-MA
Estado: MA
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Atuação em Segunda Instância, conseguiu decisão liminar para concessão da ordem de habeas corpus a uma mulher assistida pela instituição. A mulher que vive em Imperatriz teve prisão preventiva decretada no último dia 2.
 
A mulher, que é paciente primária, sem antecedentes criminais, foi presa em flagrante pela possível prática descrita no art. 33 da Lei de Drogas e teve negado o pedido de liberdade provisória. 
 
Foi impetrado, então, habeas corpus perante o Tribunal de Justiça do Maranhão, requerendo a substituição da preventiva pela prisão domiciliar, ante o preenchimento dos requisitos para tal benefício, tendo em vista que a mesma possui uma filha de apenas dois anos. No entanto, o pedido foi indeferido e remetido para distribuição.
 
Diante disso, foi requerida, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a concessão da ordem de habeas corpus, substituindo a prisão preventiva pela prisão domiciliar até o julgamento final. A liminar foi concedida em decisão monocrática pela ministra Laurita Vaz.
 
O pedido foi assinado pelo defensor público José Augusto Gabina de Oliveira.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)