Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/08/2020

DF: Educação em direitos é tema central da 2ª edição do Boletim Easjuris

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
A 2ª edição do Boletim Easjuris está repleta de novidades. Além de capítulo dedicado aos casos jurídicos relevantes compartilhados pelas defensoras e defensores do DF, bem como à jurisprudência compacta em temas relacionados à atuação defensorial, um tema ganha destaque: a Educação em direitos.
 
Pioneira nessa bandeira quando, em agosto de 2010, deu início ao projeto Conhecer Direito, que já conta com 16 turmas, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio de sua Escola (Easjur), trabalha a educação em direitos com diversos públicos e eixos de atuação como medida de ressignificar o conceito de acesso à ordem jurídica justa e promover a transformação social.
 
O Boletim contempla conteúdo dividido em textos e vídeos que representam o histórico, o resultado e a importância dessa atuação.
 
Um dos materiais apresentados será uma série de perguntas e respostas sobre “A Defensoria Pública e a proteção dos direitos humanos”, conduzida pelo defensor público do DF, Danniel Vargas, com “Cinco coisas que você precisa saber sobre a Defensoria e a Educação em Direitos”.
 
O Boletim também contará com um artigo produzido pelo defensor público do DF, Thiago Ribeiro Deienno, intitulado “O projeto Conhecer Direito como uma política pública para a educação em direitos humanos”. 
 
No artigo, o defensor salienta que o objetivo do produto é perscrutar as características, os métodos de trabalho e as finalidades do projeto Conhecer Direito, analisando tais elementos à luz da teoria das políticas públicas e dos elementos normativos e diretivos dos órgãos responsáveis por educação em direitos humanos. 
 
Outro conteúdo que também será apresentado no Boletim trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado pela universitária Ester Paulino da Cruz, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (FAJS) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com o tema “A extensão universitária em direitos humanos como instrumento de desenvolvimento de competências dos educandos secundaristas”. 
 
Nesta edição, considerando a relevância do uso de tecnologias digitais para tornar a comunicação mais rápida, dar melhor interatividade e facilitar o entendimento do assunto, o informativo de jurisprudência exclusivo da Defensoria Pública do DF contará com uma importante novidade: a produção audiovisual.
 
Outros programas desenvolvidos pela DPDF são: o Direito para Liberdade, direcionado a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; o Projeto RenovAção, para pessoas em situação de vulnerabilidade social; o Cidadania Bilíngue, uma capacitação jurídica aos intérpretes de Libras do DF; o Programa de Atendimento Integrado (PAI), para os conselheiros tutelares; além de outras iniciativas e parcerias com diversas entidades e instituições.
 

Acompanhe as nossas publicações nas redes sociais (@easjurdf e @defensoriadf) e saiba mais sobre a 2ª edição do Boletim Easjuris no site da Easjur! 

 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)