Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/07/2020

PB: Defensora comemora 10 mil procedimentos entre processos baixados e atendimentos

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
Com 31 anos de carreira, a defensora pública Maria Fausta Ribeiro celebrou no mês de junho deste ano a marca de 10 mil procedimentos, entre processos baixados (5.342) e atendimento ao público (4.658). Especializada na Vara de Família, ela também atuou na área criminal e passou por 51 comarcas da Paraíba, tendo ficado por mais tempo em Rio Tinto. O balanço foi apresentado na última sexta (26) ao defensor público-geral Ricardo Barros, e a subdefensora geral Madalena Abrantes.  
 
Foi na comarca onde atuou por mais tempo que ela teve a oportunidade de conviver com povos indígenas. A experiência em Rio Tinto é uma das várias que ela descreve como marcante na carreira.  “Convivi com eles no mais profundo habitat, presenciando vários aspectos da cultura. Naquela época, a Funai (Fundação Nacional do Índio) pouco se interessava e a mortalidade ocorria em alto grau”, conta a defensora pública.
 
Na sua trajetória, Fausta Ribeiro também trabalhou com a comunidade quilombola, em Santa Luzia, e com a comunidade cigana, em Sousa. Na primeira, destaca a enorme situação de pobreza e abandono político que os quilombolas enfrentavam. Já com o povo cigano de Sousa, conta a experiência de ter participado da realização de um casamento coletivo, em que também participaram o juiz da comarca e o promotor.
 
“Ressalto a minha preocupação em fazer as mulheres ciganas belas. Fui ao comercio de Sousa comprar joias (bijuterias), flores e batons. Ao anoitecer, para a minha surpresa, não se fazia necessário nada, pois me apareceram as mulheres mais belas, bem vestidas e bem pintadas que eu já tinha visto: as mulheres ciganas”, contou a defensora.
 
Em Mogeiro, a 110 km de João Pessoa, outro episódio também ficou marcado na sua memória. Ela e outra colega defensora foram até a cidade para fazer atendimentos e, por falta de local mais apropriado, acabaram hospedadas num sítio familiar. Lá, realizaram cerca de 700 atendimentos em uma semana. “Foi o local onde eu encontrei mais apoio e segurança”, afirma.
 
Também percorreu o Estado com o programa Ciranda de Serviços, experiência que a deixou realizada. “Naquela caminhada, acompanhada pelo governador da época, me sentia realizada por sentir o carinho das pessoas necessitadas”, diz.
 
Aos 70 anos, conta experiências e afirma não ter vontade de parar: “Nestes anos todos, encontrei situações hediondas de família, crianças abandonadas, jovens estupradas, casos em que se generalizava a fome, mas me sinto ainda com desejo amplo de dar continuidade a este ‘ser defensora pública’, para atender aqueles que nos procuram em busca de uma nova realidade de vida”, ressaltou.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)