Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/07/2020

MS: Defensoria Pública realiza roda de conversa virtual sobre violência doméstica com moradoras de Costa Rica

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
Atenta aos casos de violência doméstica que podem aumentar no período de isolamento social, a Defensoria Pública de MS tem realizado rodas de conversa online para divulgar os canais de atendimento da instituição e a importância das vítimas denunciarem, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.
 
Os encontros são realizados pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). O mais recente aconteceu com moradoras do município de Costa Rica e teve a participação da defensora pública Katherine Alzira Avellan Neves, coordenadora da 12ª Regional.
 
“Foram encontros extremamente relevante, pois as mulheres puderam tomar ciência dos instrumentos que a legislação prevê para fazer cessar a violência, das medidas protetivas, da rede de proteção à mulher e, principalmente, se sentem encorajadas a sair do ciclo da violência, evitando-se o ápice dela que é o feminicidio. Ademais as rodas possibilitam a aproximação da Defensoria Pública Estadual com a realidade vivenciada pelas vítimas, bem como possibilitam aquelas a tomarem ciência das opções ofertadas pelo município de Costa Rica no combate concreto à violência”, explica a coordenadora Katherine Neves.
 
De acordo com a coordenadora do Nudem, defensora pública Thaís Dominato, nas duas rodas de conversa as moradoras contaram suas histórias, falaram sobre relacionamentos abusivos que sofreram e da dificuldade de romper o ciclo da violência.
 
“Existe, ainda, muita resistência das próprias mulheres em entender que a culpa nunca é da mulher. Aconteceu um feminicídio recente na cidade, elas estavam assustadas, nós discutimos o caso, orientamos em como elas podem denunciar, pedir ajuda e também tiramos dúvidas quanto à lei Maria da Penha e medidas protetivas”, afirma a coordenadora do Nudem.
 
Os encontros tiveram, ainda, a colaboração da psicóloga do Nudem, Keila de Oliveira Antônio, que buscou as novas tecnologias para viabilizar o contato com as mulheres. “Foi interessante porque o uso desses aplicativos, para a maioria, era algo estranho ao cotidiano. Por meio dessas novas ferramentas estamos reafirmando que elas não estão só e isso foi algo vivenciado, nessas rodas, ao terem a oportunidade de conversar com defensoras públicas, psicóloga, assistente social e outras mulheres, que residem no mesmo município e não se conheciam”, comenta a psicóloga.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)