Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/07/2020

DF: Defensoria Pública e CUFA assinam Protocolo de Intenções

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
Nesta quarta-feira (1º), a defensora pública-geral da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Maria de Nápolis, e o presidente da Central Única das Favelas no Distrito Federal (CUFA-DF), Bruno Kesseler, assinaram Protocolo de Intenções, que tem por objetivo a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre os participantes, com o intuito de implementar projetos inseridos no Programa Vozes da Favela – instituído no ato –, que promovam o empoderamento de jovens da periferia por meio da educação em direitos, da conscientização e da promoção da dignidade humana.
 
“A voz é de vocês, nós queremos exclamá-la!” discursou a defensora pública-geral. Na ocasião, também compuseram a mesa de honra da solenidade: a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica dos Direitos Humanos da DPDF, Clélia Brito Silveira; e a representante da liderança da CUFA de Planaltina-DF, Juliana Gomes. 
 
A defensora pública, Clélia Brito Silveira, destacou que a assinatura do protocolo é importante, tendo em vista a missão da Defensoria Pública no processo de transformação social. 
 
“É necessário dar voz e ouvir as pessoas que vivem nas favelas. O trabalho da CUFA e o trabalho da DPDF se acrescentam mutuamente, considerando que ambas acreditam na educação como meio de promoção da dignidade humana”, disse. 
 
A Defensoria busca aproximação com uma entidade com muita representatividade nas favelas brasileiras. Diante da situação, a participação da Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur) é fundamental para alterar o fluxo que precede a desigualdade, que é a desinformação.
 
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, que buscavam espaços de expressão na sociedade ou na simples vontade de viver plenamente e ativamente como formadores de opinião. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. A exemplo da ONU (Organização das Nações Unidas) que o elegeu como um dos dez militantes mais importantes do mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Tem ainda o produtor Celso Athayde como coordenador geral.
 
A organização promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)