Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/05/2020

RO: DPE pede cumprimento de decisão do STJ ao agir para que preso cumpra prisão domiciliar

Fonte: ASCOM/DPE-RO
Estado: RO
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia vem tomando e fazendo-se cumprir todas as medidas necessárias e possíveis em seu campo de atuação para auxiliar na luta contra a pandemia de Covid-19, como o cumprimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ -, no Habeas Corpus nº 568.021, que determina que presos por dívida alimentar em todo o território nacional, a partir de 27 de março de 2020, devem cumprir sua pena em regime domiciliar.
 
Um desses casos motivou a ação do Plantão da Defensoria Pública de Rondônia da Regional de Cacoal em favor de Assistido (a) de Espigão do Oeste, o que resultou na substituição do regime de cumprimento da prisão civil de um assistido devedor de alimentos para o regime de prisão domiciliar.
 
“De acordo com a decisão do STJ, que tem como base a recomendação nº 62, de 17.03.2020, do Conselho Nacional de Justiça, entende-se que a prisão domiciliar dos devedores de pensão alimentícia é o mais propicio para este momento de pandemia do COVID-19, por diminuir o ingresso de pessoas no sistema prisional, que apresenta uma condição favorável à proliferação de doenças infectocontagiosas”, explica o defensor público Roberson Bertone, responsável pelo caso.
 
Além do mais, segundo o defensor público, o assistido se mostrou favorável quanto ao pagamento em parcelas do valor devido à pensão alimentícia. “Se conseguirmos reduzir o alto índice de encarceramento, contribuiremos também para evitar a criação de polos com alta propagação de Covid-19, e consequente aumento no número de infectados, além do risco da transmissibilidade para a toda a sociedade”, finaliza Roberson Bertone.
 
Segundo a decisão judicial, durante o cumprimento de prisão domiciliar, o assistido fará uso de tornozeleira eletrônica, a fim de que se fiscalize o cumprimento da “pena”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)