Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/05/2020

RJ: Ação da DP promove transferência de paciente com aplasia medular

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Liminar obtida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) resultou na transferência de um paciente, na última sexta-feira (22), com aplasia medular. A ação foi proposta pelo Núcleo de Primeiro Atendimento da DPRJ no município e obrigou a prefeitura de Petrópolis e o Estado do Rio a transferi-lo imediatamente para uma unidade de saúde com o suporte necessário para o tratamento.
 
Edimilson Rodrigues, de 55 anos, foi diagnosticado com Aplasia de Medula Óssea e apresenta anemia, plaquetopenia e leucopenia. Ele estava internado no Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis. Há três meses ele é acompanhado por um hematologista e necessitava de transferência para centro de saúde com serviços hematológicos. Em razão da liminar, ele foi levado para o Hospital Universitário Pedro Ernesto, na capital, e já iniciou o tratamento.
 
O paciente foi internado no dia 15 de maio.  Naquela mesma data, o Núcleo de Primeiro Atendimento de Petrópolis entrou com a ação solicitando sua transferência para unidade especializada, onde ele deveria ser tratado. A liminar foi concedida no mesmo dia com prazo de 24h para a remoção, mas o cumprimento só foi possível uma semana depois por falta de leitos na rede pública.
 
Assinaram a ação os defensores públicos Leonardo Meriguetti, da 4ª Vara Cível da DPRJ e Marcílio Brito, do Núcleo Cível de Petrópolis.
 
- Graças a essa uma brilhante atuação conjunta do Núcleo Cível de Petrópolis com a 4ª Vara Cível da Defensoria Pública do Rio, Edimilson foi transferido e já está em pleno tratamento, com todos os medicamentos necessários. Era um caso emergencial e gerou uma pronta e enérgica atuação dos aludidos órgãos da DPRJ - destacou o defensor Marcílio Brito, do Núcleo Cível de Petrópolis.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)