Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/05/2020

Diretoria da ANADEP participa de live promovida pela Edepes

Fonte: ADEPES
Estado: ES
O presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho, e a vice-presidente da entidade, Rivana Ricarte, participaram na quinta-feira (21) de live promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública do Espírito Santo (Edepes). 
 
Durante o encontro virtual, que teve como tema “A importância do associativismo para a litigância estratégica e o advocacy”, o presidente destacou o trabalho realizado pelas Defensorias. 
 
“As Defensorias Públicas estão vivenciando um momento muito bom, com atuação além da esfera jurídica. Como exemplos exitosos podemos citar a do Espírito Santo e a do Rio de Janeiro, com ações de advocacy que acabam surtindo efeitos muitos positivos para a sociedade”, disse.
 
No caso do Espírito Santo um trabalho que ganhou notoriedade no país foi a atuação em favor dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.
 
Ao explicar a importância do associativismo fazendo o advocacy, Pedro Coelho relembrou a emenda constitucional 80 promulgada em 2014. “Se a Anadep não estivesse forte, atuando junto com as associações estaduais, a emenda constitucional 80 não existiria”, declarou.
 
Para a vice-presidente da Anadep, a palavra-chave para a litigância estratégica e o advocacy é planejamento. “Não tem como você pensar em litigância estratégica sem pensar em planejamento, mapear o problema, definir onde quer chegar, os caminhos que pode usar e quais as estratégias para isso. O trabalho de litigância é resultado de planejamento e atuação conjunta e diversas frentes de trabalho, ressaltou.
 
Ainda segundo Rivana, a associação vem contribuindo em muito na trajetória de construção dessa litigância. “Uma força conjunta faz com que as demandas tenham mais êxito”, frisou
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)