Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/01/2020

RS: Defensoria Pública investiga problemas relacionados às mudanças no cheque especial

Fonte: ASCOM/DPE-RS
Estado: RS
As recentes mudanças no cheque especial e os relatos de aumento no limite, sem autorização dos clientes, foram objeto de abertura de um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) na quinta-feira (9) pelo Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (Nudecontu) da instituição. O procedimento é uma espécie de investigação preparatória para uma possível ação civil pública no futuro. A intenção da DPE/RS é reparar o dano causado, sem a necessidade de ingresso de ação na Justiça.
 
Segundo a dirigente do Nudecontu, defensora pública Emilene Perin, o fato de conceder aumento do limite de crédito sem autorização expressa do consumidor e cobrar pela mera disponibilização de um produto ou serviço, sem utilização efetiva, é ilegal e afronta diferentes artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 
Neste Padac, serão oficiados os Procons de Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), bem como as principais instituições bancárias do estado, para coleta do máximo de informações possível para um acordo. De acordo com Emilene, se a solução extrajudicial não for alcançada, a DPE pode ajuizar uma ação civil pública, que beneficiaria todos os cidadãos envolvidos no caso.
 
Mudanças no cheque especial
Desde o dia 6 de janeiro estão valendo as mudanças anunciadas pelo Banco Central referentes ao cheque especial. Agora, os juros cobrados pelos bancos devem se limitar a 8%, mas as instituições podem cobrar uma taxa mensal para oferecer o produto aos clientes com limite acima de R$ 500, independentemente se estiverem usando ou não. De acordo com o BC, a taxa será de 0,25% do valor que exceder estes R$ 500.
 
Para novos clientes, a cobrança foi autorizada a partir do dia 6. Para quem já tem limite aprovado, a nova regra só começa a valer em 1º de junho. Os clientes podem pedir a qualquer momento para retirar ou baixar o limite dessa modalidade de crédito.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)