Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
08/01/2020

TO: Defensoria realiza cerca de 400 atendimentos em Palmas no primeiro dia de atividades de 2020

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) iniciou, nesta terça-feira, 7, em todas as comarcas do Estado, os atendimentos em horário de expediente usual na Instituição (das 7 às 17 horas) após o período de atendimentos em sistema de plantão devido ao recesso do Judiciário. Somente em Palmas, cerca de 400 atividades foram formalizadas, sendo metade delas referente a atendimentos efetivos de defensores públicos e servidores da Instituição, enquanto as demais envolveram agendamentos para pessoas hipossuficientes que enfrentam alguma situação que depende de assistência jurídica.
 
“Para mim, a Defensoria Pública tem sido muito importante porque todas as questões que eu trouxe para cá foram solucionadas de forma competente”, disse Otacílio Martins Cardoso, 67 anos, que trabalha com reciclagem e foi um dos primeiros a serem atendidos nesta terça-feira. Ele procurou a Instituição a fim de solucionar uma problemática envolvendo um acidente de trânsito.
 
De acordo com ele, “a Defensoria é um órgão importantíssimo que tem que ser mantido como está, para que as pessoas com pequeno recurso sejam atendidas gratuitamente. Sem a Defensoria, muita gente carente ficaria em uma situação bem mais complicada”. 
 
Profissional de funilaria e pintura, Klemixson Guimarães Júlio, 30 anos, também procurou a Defensoria Pública nesse primeiro dia de atividades do ano e, na oportunidade, avaliou a importância da Instituição no sistema de Justiça.
 
“Como eu já tinha sido atendido aqui antes e tive o meu problema resolvido, agora eu vim buscar ajuda novamente. É muito importante isto aqui [a Defensoria] para quem não tem condições para pagar pelo serviço; eu não sei como iria resolver meu problema se não fosse a Defensoria”. 
 
Atendimentos
 
A distribuição de senhas para os atendimentos tem início a partir das 7 horas e segue até às 16 horas. Os atendimentos, por sua vez, são realizados até às 17 horas.
 
Podem ser atendidas pela Defensoria Pública pessoas com renda mensal individual de zero a até 2,5 salários mínimos, entre outros critérios estabelecidos pela Resolução 170/2018 do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP).
 
Defensoria presente
 
A DPE-TO está presente em todas as comarcas do Tocantins e conta com defensores públicos, servidores, estagiários e voluntários que, juntos, prestam atendimentos jurídicos, educacionais e sociais aos necessitados e às pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
Em 2020, a Defensoria Pública vai além com atendimento jurídico de qualidade, atenção a que mais precisa e atuando na educação em direitos por meio de seus programas e projetos. Continuar presente em todas as comarcas do Tocantins é o compromisso da Instituição.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
17 de janeiro de 2020
Encerramento da chamada de artigos: Defensoria Pública - reflexões sobre os direitos das mulheres
5 de fevereiro de 2020
AGE
6 de fevereiro, de 9hs às 18hs
Curso “Defensores Públicos e Masculinidades: o papel do homem na construção da equidade de gênero no sistema de justiça”
3 de março de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
4 de março de 2020
AGE e AGO
1 de abril de 2020
AGE
3 de junho de 2020
AGE
02 de junho de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
1 de julho de 2020
AGE
5 de agosto de 2020
AGE
2 de setembro de 2020
AGE
01 de setembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
7 de outubro de 2020
AGE
4 de novembro de 2020
AGE
09 de dezembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)