Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/10/2019

TO: Regionais da Defensoria Pública realizam atividades em comemoração ao Dia das Crianças

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Doação de brinquedos, guloseimas, brincadeiras e muita música animaram a sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em várias regiões do estado. Em cada regional, uma programação especial para alegrar a data da criançada. Em Palmas, na quinta-feira, 10, o projeto “Faça uma criança sorrir” contemplou os filhos dos assistidos da Instituição.
 
O projeto é resultado da doação voluntária entre membros, servidores e estagiários da Defensoria Pública, que colaboraram para que as crianças tenham um dia diferente.
 
“Foi uma dedicação intensa, dos servidores e defensores que apadrinharam e contribuíram com os presentes. A Diretoria de Palmas, a Equipe Multidisciplinar, houve um esforço de todos para que as crianças se sintam acolhidas e incluídas. Nós aproximamos as crianças cujos pais têm algum tipo de demanda na Defensoria, frisando que estamos aqui para protegê-las”, destacou subdefensora pública-geral Estellamaris Postal durante abertura das atividades.
 
A edição deste ano teve como temática o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por isso, na ocasião, a servidora Gabriela Fernandes, da Equipe multidisciplinar da Defensoria, reproduziu um vídeo infantil que reforça a importância dos direitos e deveres contidos no Estatuto. Pontuando questões importantes como formas de identificar maus tratos e como denunciar e buscar ajuda.
 
Animação
 
E não faltou animação. Para alegrar a tarde da criançada, o grupo de teatro “Estudantes da Alegria”, formado por estudantes do Colégio Estadual São José, fizeram uma apresentação teatral interativa, com músicas e danças. Segundo o diretor do Colégio, José Antônio, o grupo de teatro é um projeto pedagógico, onde a comunidade escolar realiza apresentações em diversas datas e locais. “Levando alegria, humor e informação para a comunidade externa e ainda possibilita que os estudantes interajam entre si, melhorando seu aprendizado e convivência social”, acrescentou.
 
Participando pela primeira vez, Ludmilla Soares fez questão de trazer seus três filhos, Ana Julia, Victor Gabriel e o Arthur. Para ela, é gratificante ver a animação dos filhos e frisou a importância de iniciativas voltadas para essa data já que muitas crianças, por diversos motivos, não podem comemorar.
 
Mãe do João, Maria de Jesus não escondeu a emoção de estar presente com seu filho. “Eu vi a alegria das crianças, e a do João também, nós viajamos e ele só falava nisso”, contou.
 
Além das apresentações e atividades, as crianças ganharam doces, pipocas, salgadinhos, sorvetes e presentes, resultados de doações arrecadadas dentro da própria Instituição.
 
Essa foi a 6ª edição “Faça uma criança feliz”, projeto da DPE-TO em comemoração ao Dia das Crianças e que contempla os filhos e as filhas dos assistidos pela Instituição em Palmas.
 
Porto Nacional
 
Na Regional de Porto Nacional, a 62 km de Palmas, houve programação durante toda a semana na brinquedoteca, onde os filhos e filhas dos assistidos foram recebidos com atividades variadas como pintura, rodas de leitura, brincadeira, doces e pipoca.
 
No dia 10, uma ação especial aconteceu na Escola Municipal Antonio Poincaré Andrade Sales, Fazenda Jacotinga, zona rural do município. O momento contou com a participação de membros da equipe multidisciplinar, Jurimar Mendes Lima Junior, Elizangela Sales Brito, Mara Letcya Siqueira Ferreira e Evaneide Costa Silva.
 
Na ocasião, houve uma conversa sobre os direitos e deveres das crianças e logo após, muita diversão com pula - pula, escorregador, algodão doce, pintura facial, lembrancinhas e distribuição brinquedos, tudo resultado de doações voluntárias de membros e servidores.
 
A gestora da unidade escolar, Aldeni Silvina da Luz, agradeceu a toda equipe da Defensoria Pública, ressaltando que foi um dia muito especial na vida de cada criança.
 
Colinas
 
Já na região norte do estado, no município de Colinas, o Dia das Crianças também não passou batido. As crianças que passaram pela Instituição na quinta-feira, tiveram um momento especial. Na oportunidade, as defensoras públicas Joice Mayara e Viviane Lúcia Costa falaram da importância do cuidado social que se deve ter com as crianças do nosso país.
 
Na ocasião, os filhos e filhas dos assistidos receberam brinquedos e lanches.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)