Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/10/2019

RS: Defensoria Pública realiza mutirões de reconhecimento de paternidade nos estádios do Internacional e do Grêmio

Fonte: ASCOM/DPE-RS
Estado: RS
Com o objetivo de regularizar a certidão de nascimento de crianças e adolescentes de zero a 17 anos, que não tenham sido registradas com o nome do pai, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) promoverá o Mutirão Pai? Presente!, nos estádios do Internacional e do Grêmio. As atividades acontecerão nos dias 20 de outubro, no Beira Rio e 9 de novembro, na Arena, ambos das 14h às 17h. Serão oferecidos serviços de orientação jurídica e educação em direitos referentes às crianças e aos adolescentes, assim como encaminhamentos de exames de DNA extrajudicial, de maneira gratuita.
 
Segundo a dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da DPE/RS, defensora pública Andreia Paz Rodrigues, os genitores também serão orientados quanto à guarda, alimentos e convivência paterna. Para efetivar o atendimento, é essencial que os pais tragam documentos de identidade e certidão de nascimento da criança ou adolescente. “O reconhecimento da paternidade visa dar dignidade às crianças e adolescentes e garantir que os mesmos tenham assegurados todos os direitos decorrentes da paternidade. Com os mutirões, buscamos ainda fomentar a conciliação das famílias, evitar a judicialização, resolver rapidamente os litígios e contribuir para a paz social”, explica a defensora.
 
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que mais de 5,5 milhões de crianças não têm o reconhecimento da paternidade na certidão de nascimento. Além disso, em 2015, o Brasil registrou mais de 1 milhão de famílias formadas por mães solo ou solteiras em um período de dez anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Serviço
Mutirão Pai? Presente!
 
20 de outubro (domingo)
Horário: das 14h às 17h
Local: Estádio Beira-Rio (Av. Padre Cacique, n. 891, Bairro Praia de Belas)
 
9 de novembro (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: Arena do Grêmio (Av. Padre Leopoldo Brentano, n. 110, Bairro Humaitá)
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)