Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/10/2019

GO: Defensoria Pública participa do primeiro Encontro Política por Mulheres

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
Representando a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (Nudem), Gabriela Marques Rosa Hamdan, palestrou na manhã desta sexta-feira (11/10) durante o Primeiro Encontro Política por Mulheres, promovido pela União dos Vereadores do Estado de Goiás (UVEGO). O evento foi realizado no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), no Setor Oeste.
 
Gabriela Hamdan apresentou a DPE-GO e expôs os trabalhos realizados pelo NUDEM às vereadoras de diversas cidades do estado, deputadas, primeiras-damas municipais, representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e da sociedade civil organizada presentes no encontro. Dentre as principais ações do Núcleo, a defensora pública destacou o 1º Curso de Defensoras Populares, realizado no primeiro semestre deste ano.
 
A coordenadora do Nudem lembrou que o núcleo, além de realizar atendimento individual das mulheres vítimas de violência, trata das políticas públicas, fiscalizando, fomentando e sempre age imediatamente quando toma conhecimento de alguma irregularidade quando é acionada. Gabriela Hamdan fez a explicação referindo-se à Recomendação do Nudem, expedida à Câmara Municipal e Luziânia, no entorno do Distrito Federal (DF) onde tramita um Projeto de Lei que proíbe a distribuição, comercialização e o uso da ‘pílula do dia seguinte’ (leia a notícia). “O projeto já foi aprovado em primeira votação. Nós apelamos para o bom senso deles solicitando que esse Projeto de Lei seja retirado de votação. Se fossem mulheres legislando isso jamais aconteceria”, destacou a defensora pública fazendo alusão ao objetivo do encontro.
 
O presidente da UVEGO, vereador Ricardo de Oliveira Carneiro, informou que esse foi o primeiro encontro neste sentido de vereadoras e de mulheres na política em Goiás. De acordo com o presidente, o objetivo do encontro é fortalecer as mulheres na política para que elas possam ter mais incentivo para continuarem ou se engajarem. “O principal objetivo é este, trazer as mulheres para a política. Ano que vem tem eleições e vários partidos, às vezes, buscam as mulheres para serem ‘laranja’ para completarem o índice obrigatório de vagas para mulheres. Vamos também trabalhar as políticas públicas que existem junto com a Defensoria Pública e com o Ministério Público”, enfatizou.
 
De acordo com a UVEGO, o estado de Goiás ocupa a última colocação em índice de participação das mulheres na política. Em Goiás, são 2.509 parlamentares municipais e apenas 206 são mulheres. Na Assembleia Legislativa são dos 41 parlamentares com apenas duas deputadas. Segundo números do IBGE, no Brasil as mulheres são 51% da população e 52% do eleitorado. Das 142,8 milhões de pessoas habilitadas a votar, 74,4 milhões são mulheres.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)