Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/10/2019

BA: Unidade Móvel leva a Defensoria para a cidade e moradores conhecem seus direitos através das cartilhas educativas

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
“Vocês pensaram em todo mundo: nas crianças e adolescentes, nos idosos, nas pessoas com deficiência, na população LGBT e em muitas outras pessoas”. E foi através das cartilhas institucionais e educativas distribuídas nestas quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de outubro, durante a visita da Unidade Móvel da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) à cidade de Abaíra, na Chapada Diamantina, que o guarda municipal Gilmar Almeida e os demais moradores da cidade puderam conhecer, ainda mais, sobre os seus direitos e saber o que fazer para garanti-los. Nos dois dias em que esteve na cidade, a UMA, como é mais conhecida, registrou 85 atendimentos sobre os mais diversos casos.
 
“Nesta cartilha institucional, os moradores conhecem todos os serviços e todas as áreas em que a Defensoria Pública atua. É uma forma deles conhecerem nossa Instituição e o nosso trabalho. A Unidade Móvel chega para encurtar esta distância e faz a Defensoria chegar mais perto de quem precisa”, explicou o coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida.
 
O guarda municipal Gilmar Almeida, por exemplo, precisou e procurou a UMA para resolver um conflito de vizinhança que vem tirando seu sono há mais de um ano: o supermercado, que fica atrás da sua casa, instalou uma câmara frigorífica que, segundo ele, faz muito barulho. “É barulho dia e noite. Não para uma hora sequer. Somos vizinhos, temos que ter respeito e precisamos dialogar e resolver esta situação”, sugeriu o guarda, enquanto mostrava um vídeo que gravou durante a noite.
 
Já o lavrador Jorge dos Anjos, 54 anos, procurou a UMA por outro motivo: a filha tem 24 anos e ele ainda mantém um acordo de alimentos com ela, mas, por estar desempregado, não consegue pagar. “Eu, quando trabalhava, dava R$ 100 por mês, mas ela já está com 24 anos e recebe o BPC [Benefício de Prestação Continuada]. Eu não tenho mais de onde tirar o dinheiro para pagar este valor a ela”, contou o lavrador, que foi em busca de orientação sobre o que fazer para exonerar o valor do acordo de alimentos.
 
Próximas cidades
 
Além do coordenador Marcus Vinícius, estes dois dias da Unidade Móvel em Abaíra contou com a atuação das defensoras públicas Alexandra Soares da Silva e Walmary Dias Pimentel, do defensor público Igor Raphael de Novaes Santos e dos servidores de Salvador.
 
Depois desta rota pela Chapada Diamantina, a UMA agora retorna para Salvador e, nos próximos dias 15 e 16 de outubro, estará em São Miguel das Matas, e, nos dias 17 e 18 de outubro, será a vez de atender aos moradores de Elísio Medrado.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)