Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/10/2019

MS: Projeto contra violência obstétrica é finalista da edição 2019 do prêmio Innovare

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
A Defensoria Pública de MS é finalista do Prêmio Innovare edição 2019 com o projeto “Capacitação e Informação no Combate à Violência Obstétrica”, desenvolvido pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), por meio da coordenadora Thaís Dominato Silva Teixeira, das defensoras públicas Edmeiry Silara Broch Festi e Thaís Roque Sagin Lazaroto, e da assistente social Elaine França.
 
A iniciativa da Defensoria Pública de MS promove palestras e capacitações que divulgam amplamente os direitos das mulheres durante a gestação, parto e pós-parto, além das consequências jurídicas da prática da violência obstétrica, tanto para as gestantes quanto aos profissionais da área da saúde.
 
A coordenadora do Nudem explica como o projeto alia educação e garantia de direitos. “A nossa proposta é que, ao oferecermos informação às mulheres e à rede de profissionais, procedimentos obstétricos inadequados, obsoletos, invasivos e violentos não aconteçam mais”, afirma.
 
Dentre as ações realizadas pelo projeto, está o workshop “Protagonismo da Mulher da Gestação ao Parto – Boas Práticas e Aspectos Jurídicos” que capacitou 250 profissionais da rede de atendimento à mulher e da rede de saúde, em Campo Grande.
 
O projeto contra a violência obstétrica da Defensoria Pública de MS concorreu à etapa semifinal do Prêmio Innovare com outras 77 outras práticas inscritas de todo país.
 
Para a defensora pública-geral, em exercício, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, a indicação ao prêmio é um dos maiores reconhecimentos que a Defensoria Pública pode receber.
 
“O Innovare é um estímulo para a inovação e a criatividade que transformam nosso trabalho cotidiano e nos faz ir além do atendimento aos assistidos nos gabinetes. O reconhecimento nos move e nos encoraja a realizar projetos que mudam vidas, como este realizado pelo Nudem”, afirmou.
 
A defensora-geral, em exercício, também lembrou que este é o terceiro prêmio concorrido pelo mesmo projeto neste ano.
 
“A atuação contra a violência obstétrica no Mato Grosso do Sul mostrou o pioneirismo da nossa Defensoria Pública a nível nacional. Foram três premiações, além do Innovare, o projeto está concorrendo ao Prêmio Viva e concorreu ao Selo 2019 de Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, explicou.
 
Prêmio Innovare
 
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.
 
Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.
 
 
Saiba mais aqui.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)