Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/08/2019

TO: Título de eleitor e atendimentos jurídicos são os serviços mais procurados em ação da DPE

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
A primeira edição do programa “Defensores na Comunidade”  resultou em mais de 380 atendimentos. A ação, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), foi realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara, em Palmas, no sábado, 10. Entre os serviços mais procurados estão a emissão de título de eleitor e atendimentos jurídicos realizados por membros da DPE-TO.
 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), parceiro da Defensoria na ação, emitiu 85 títulos de eleitor, além da prestação de outros serviços relacionados à Justiça Eleitoral. Defensoras e defensores públicos realizaram 66 atendimentos jurídicos em diversas áreas. Ainda entre os serviços, a emissão de CPF teve bastante procura, totalizando 32 novos documentos. 
 
A área da saúde também teve destaque com 60 orientações preventivas médicas e odontológicas, realizadas pelos voluntários do Itpac Palmas, e 44 testes para sífilis, HIV e Hepatites B e C, feitos pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas.
 
Além disso, foram realizados 28 cadastros habitacionais, regularização fundiária e IPTU. As parcerias realizadas para a ação também permitiram a realização testes para leishmaniose em cães, sessões de massagem para homens e mulheres e, ainda, área de lazer para as crianças.
 
Parceiro nesta edição, o Resolve Palmas possibilitou que os assistidos viabilizassem a solução de pendências em cadastros como o Bolsa Família e Habitacional. Conforme destacou a supervisora de trâmite do Resolve Palmas, Jussara Cardoso de Oliveira, uma alegria poder proporcionar que quem mais precisa se regularize. “Amo esse trabalho de estar perto das pessoas, principalmente aqueles que mais precisam. E é por isso que eu trabalho com toda a alegria, acho até que me divirto muito mais trabalhando assim porque a gente vê o quanto podemos ser útil na vida de quem tanto precisa. Hoje eu volto pra casa com a sensação de dever cumprido”, declarou.
 
Sempre parceira nas ações da Defensoria Pública, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Valquíria Moreira Rezende, também elogiou a idealização do programa e descreveu o “Defensores na Comunidade” como um projeto de sucesso porque atende toda a comunidade da periferia da cidade, que tem mais dificuldade de ter acesso aos serviços de cidadania. “É uma honra e uma alegria muito grande participar deste projeto. A gente fica muito feliz porque eles têm acesso a esses serviços com um acolhimento gostoso e entendendo que a Defensoria encontra, assim, mais uma vez, a excelência do seu próprio trabalho que é defender a comunidade. É um serviço prático, de doação de muitos, e é bonito de ver a alegria, o acolhimento, a graça e o gosto de estar recebendo e atendendo aos mais vulneráveis”, concluiu a secretária municipal.
 
Para o coordenador do programa “Defensores na Comunidade”, o defensor público Leonardo Coelho, disponibilizar essa diversidade de serviços só foi possível graças aos parceiros que atenderam ao convite e acreditaram na importância do programa. “A comunidade participou de forma organizada, a gente conseguiu oferecer um serviço de qualidade, humanizado, graças à mobilização da Defensoria com seus voluntários e graças às parcerias que nós firmamos”, ressaltou.
 
Mais de dez parceiros colaboraram com a realização desta edição do programa. São eles: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Senac, Sesc, Centro Universitário Itpac Palmas, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam), Associação Comunitária do Santa Bárbara, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Sesmu), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Santa Bárbara, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBPM).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)