Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
12/08/2019

RJ: Defensores da Paz inicia mais uma edição em Macaé

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
O curso de formação Defensores da Paz, promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), iniciou mais uma edição na última quarta-feira (7) em Macaé, no Norte Fluminense. A aula inaugural foi realizada pela defensora pública Karen Simões que falou sobre direitos da mulher e sobre a Lei Maria da Penha, que completou 13 anos de existência. Para a defensora, debates sobre esse tema são essenciais para a conscientização sobre violência e desigualdade de gênero. 
 
"A violência de gênero é um fenômeno que atinge a praticamente todas as mulheres em algum momento da vida. É importante que haja uma discussão que conscientize a população sobre a cultura do estupro e o machismo estrutural presentes em nossa sociedade", afirmou.
 
A aula abordou os diferentes tipos de violência, o perfil dos agressores e as principais situações de abuso e violação dos direitos da mulher. Além disso, a defensora explicou algumas questões legais que visam garantir a integridade física e psicológica de mulheres em situação de violência - como a Lei Maria da Penha e as determinações da Organização das Nações Unidas (ONU). A aula contou ainda com a participação da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Pérola Bichara Benjamim, Jane Roriz, e da psicóloga do CEAM, Flávia Alves, que falaram sobre a rede de proteção à mulher existente no município. 
 
"É importante que as mulheres em situação de violência de gênero conheçam seus direitos e saibam a quem recorrer. É essencial falarmos sobre a rede de proteção que existe no município e a atuação da Defensoria nesses casos", afirmou a defensora Karen Simões.
 
Além da aula sobre direitos da mulher, a inauguração do curso contou com uma série de atividades culturais. Houve a apresentação do coral dos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da peça de teatro “Negros Olhos” realizada pelo grupo de teatro musicado Som do Parque - Apadrinhe um Sorriso. Além disso, o evento recebeu uma exposição de fanzines promovida pelo projeto de extensão IFanzine do IFF. 
 
O Defensores da Paz em Macaé acontece até dezembro e abordará diversos temas relacionados aos direitos humanos e sociais como o direito à moradia e o direito à saúde.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 de agosto às 11 horas
Câmara dos Deputados homenageará Defensoria Pública
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)