Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/07/2019

RJ: DP abre inscrições para o 2º curso de Defensoras Populares

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) abre, nesta sexta-feira (19), as inscrições para a 2º edição do curso de formação de Defensoras Populares. Desta vez, o projeto vai acontecer na sede da DPRJ em São Gonçalo, localizada na Rua Francisco Portela, 2.775, no bairro Zé Garoto, a partir do dia 2 de agosto. 
 
O objetivo da iniciativa é fortalecer o diálogo entre a Defensoria e as mulheres do município, além de promover a educação em direitos e a discussão sobre assuntos relacionados à realidade da mulher na sociedade brasileira. Para a subcoordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, defensora Matilde Alonso, o projeto é uma iniciativa importante para a promoção dos direitos humanos e para o debate sobre os direitos da mulher. 
 
– O curso é um instrumento poderoso para a promoção da educação em direitos e, principalmente, para conscientização sobre os direitos humanos das mulheres e a valorização da temática de gênero – afirmou. 
 
Nesta edição, o curso irá debater questões relacionadas à saúde da mulher, gênero e diversidade sexual, aspectos étnico-racial do movimento de mulheres e questões sobre direitos civis e o funcionamento do sistema de justiça. As aulas acontecerão quinzenalmente, às sextas-feiras, das 13h30 às 16h30. A defensora Matilde Alonso reforça que os temas podem ser alterados de acordo com as demandas e as sugestões propostas pelas alunas do curso. 
 
Na sexta-feira, além das inscrições, será realizada uma apresentação sobre a Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher da DPRJ e sobre o cronograma do curso. As inscrições estão abertas para as moradoras de São Gonçalo e para pessoas que possuam algum vínculo com o território. As interessadas que não puderem comparecer na sede da DPRJ em São Gonçalo poderão realizar as inscrições através do e-mail mulher.defensoriarj@gmail.com 
 
A primeira edição do curso de formação de Defensoras Populares aconteceu em 2017 na sede da DPRJ em Campo Grande, zona norte do Rio. No total, 25 mulheres receberam o certificado de Defensoras Populares e atuaram na 1ª Ação Social com as Defensoras Populares da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro que aconteceu em Nova Sepetiba, loteamento popular do bairro de Sepetiba, zona Oeste do Rio.
 
O curso de formação de Defensoras Populares é realizado com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ). 
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)