Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/07/2019

BA: Unidade Móvel registra 103 atendimentos no primeiro dia de mutirão em Itatim

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA fez valer, mais uma vez, a história de que “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Nesta segunda-feira, 15, os moradores de Itatim, considerada como a cidade das montanhas, aproveitaram os serviços da Defensoria sem precisar ir muito longe de casa. O primeiro dia da visita, que segue até amanhã, atraiu 103 moradores.
 
“Vocês vieram até nós e trouxeram tanta orientação, facilidade, rapidez e, o melhor, sem nos cobrar nada por isso”, percebeu a professora Tatiana Silva, que foi em busca do serviço de retificação de registro civil. “Descobri um erro na certidão de nascimento do meu filho e, quando fui ao cartório, recebi a informação de que tinha que pagar R$ 150,00 para corrigir isso. Foi quando soube que a Defensoria vinha para a cidade e que fazia tudo rápido e de graça”, relatou a professora, que já saiu da Unidade Móvel com o ofício de retificação para ser entregue ao Cartório de Registro Civil da cidade.
 
O ajudante de pedreiro Ivan Silva, 38 anos, também aproveitou que a Defensoria não cobra nada pelo exame de DNA e foi fazer a coleta do material genético para investigar a paternidade dos dois supostos filhos de uma só vez. “Vamos tirar esta dúvida. Se forem meus filhos mesmo, serei pai logo em dose dupla. Este serviço que a Defensoria oferece é de grande ajuda para aqueles que, assim como eu, não têm condições de pagar”, agradeceu.
 
Já a zeladora Marilene Santos, 49 anos, foi pedir ajuda da Defensoria para localizar o marido e pai dos quatro filhos que sumiu há mais de 18 anos. “Ele trabalhava em Barreiras, mas sempre ia e voltava. Um dia, foi e não voltou mais. Não conheço nada em Barreiras e também não tenho condições de ir lá procurar por ele”, contou a zeladora, que está à procura de José Moraes dos Santos.
 
Hoje tem mais
 
Este primeiro dia da Unidade Móvel em Itatim foi marcado pela atuação do coordenador Marcus Vinícius Lopes de Almeida, da defensora pública Walmary Pimentel, do defensor público Gustavo Pereira e dos servidores de Salvador e Santo Antônio de Jesus.
 
A visita continua hoje, 16, no mesmo horário e local: das 8 às 12h e das 13h30 às 16h, na Rua João XXIII, em frente ao Anexo Administrativo I, no centro da cidade.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)