Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
11/06/2019

MA: Defensoria realiza campanha de combate à violência contra o idoso em Imperatriz

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
Estão sendo realizadas, nesta semana, em Imperatriz, atividades da programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, da Defensoria Pública do Estado (DPE). A coordenação das ações é do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) e do Núcleo Regional de Imperatriz.
 
Abrindo as atividades no município, foi realizada uma audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores. Participaram das discussões o coordenador do Núcleo Regional da DPE em Imperatriz, o defensor público André Luís Jacomin, e a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic.
 
Na ocasião, o defensor André Jacomin, destacou a importância da aproximação da Defensoria Pública com a população em geral e do fortalecimento da rede de proteção ao idoso, colocando o Núcleo Regional de Imperatriz à disposição das instituições presentes na audiência para a criação de novas parcerias. “Além disso, também pontuamos a atuação da DPE em casos como o enfrentamento aos abusos financeiros cometidos contra idosos”, destacou.
 
A audiência pública extraordinária foi realizada a pedido da vereadora Maura Barroso (PROS). Ao final foram apresentadas sugestões que serão buscadas pelas entidades envolvidas: formação de uma comissão da rede de proteção para visitar empresas de empréstimos; solicitação de uma vara com juiz para pessoa idosa; ampliação da equipe do Creas; garantia da prioridade no atendimento ao idoso nas secretarias municipais; trabalho junto aos membros da rede de proteção; padronização das calçadas de pelo menos duas avenidas da cidade; realização de palestras nas escolas sobre respeito e valorização do idoso.
 
“Na perspectiva de disseminar práticas e iniciativas desenvolvidas pela Defensoria, na capital e interior, vimos a oportunidade de trazer para a região tocantina o debate acerca do envelhecimento saudável, tendo como enfoque à prevenção e o combate à violência contra o segmento”, destacou Isabel Lopizic.         
 
Nesta terça e quarta, durante a manhã, a programação conta com a palestra “Violência e Garantia de Direitos no Envelhecimento”, na Casa do Idoso. À tarde, será realizada a capacitação “Cuidar Melhor e Evitar a Violência” e panfletagem também na Casa do Idoso.
 
As atividades da Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa seguem até o dia 14 deste mês e serão realizadas em Imperatriz e outros 12 municípios: São Luís, Paço do Lumiar, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Itapecuru, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.
 
No dia 14, encerrando a programação em São Luís, será realizada uma atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. Será promovido um painel com o tema “Garantias de Direitos no Envelhecimento - uma estratégia para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa” com a presença do defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, do titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; e do promotor de Justiça do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)