Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/06/2019

MA: Defensoria realiza campanha de combate à violência contra o idoso em Imperatriz

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
Estão sendo realizadas, nesta semana, em Imperatriz, atividades da programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, da Defensoria Pública do Estado (DPE). A coordenação das ações é do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) e do Núcleo Regional de Imperatriz.
 
Abrindo as atividades no município, foi realizada uma audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores. Participaram das discussões o coordenador do Núcleo Regional da DPE em Imperatriz, o defensor público André Luís Jacomin, e a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic.
 
Na ocasião, o defensor André Jacomin, destacou a importância da aproximação da Defensoria Pública com a população em geral e do fortalecimento da rede de proteção ao idoso, colocando o Núcleo Regional de Imperatriz à disposição das instituições presentes na audiência para a criação de novas parcerias. “Além disso, também pontuamos a atuação da DPE em casos como o enfrentamento aos abusos financeiros cometidos contra idosos”, destacou.
 
A audiência pública extraordinária foi realizada a pedido da vereadora Maura Barroso (PROS). Ao final foram apresentadas sugestões que serão buscadas pelas entidades envolvidas: formação de uma comissão da rede de proteção para visitar empresas de empréstimos; solicitação de uma vara com juiz para pessoa idosa; ampliação da equipe do Creas; garantia da prioridade no atendimento ao idoso nas secretarias municipais; trabalho junto aos membros da rede de proteção; padronização das calçadas de pelo menos duas avenidas da cidade; realização de palestras nas escolas sobre respeito e valorização do idoso.
 
“Na perspectiva de disseminar práticas e iniciativas desenvolvidas pela Defensoria, na capital e interior, vimos a oportunidade de trazer para a região tocantina o debate acerca do envelhecimento saudável, tendo como enfoque à prevenção e o combate à violência contra o segmento”, destacou Isabel Lopizic.         
 
Nesta terça e quarta, durante a manhã, a programação conta com a palestra “Violência e Garantia de Direitos no Envelhecimento”, na Casa do Idoso. À tarde, será realizada a capacitação “Cuidar Melhor e Evitar a Violência” e panfletagem também na Casa do Idoso.
 
As atividades da Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa seguem até o dia 14 deste mês e serão realizadas em Imperatriz e outros 12 municípios: São Luís, Paço do Lumiar, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Itapecuru, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.
 
No dia 14, encerrando a programação em São Luís, será realizada uma atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. Será promovido um painel com o tema “Garantias de Direitos no Envelhecimento - uma estratégia para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa” com a presença do defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, do titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; e do promotor de Justiça do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)