Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/06/2019

TO: Defensoria leva debate sobre bullying e valores morais a estudantes de Porto Nacional

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Por intermédio do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, a Equipe Multidisciplinar da Diretoria Regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Porto Nacional, a 61 km de Palmas, realizou uma série de palestras para estudantes da rede pública de ensino da Escola Estadual Cem Florêncio Aires. A ação que faz parte de uma parceria da Instituição com a Unidade Escolar  aconteceu em dois momentos.
 
Em uma das palestras, realizada no dia 30 de Maio a  temática foi “Bullying”. A atividade foi executada pela pedagoga, Elizangela Sales Brito e pela servidora Evaneide Costa e Silva. O principal objetivo foi propor aos alunos uma reflexão acerca da importância de se prevenir e combater a prática do bullying não somente no âmbito escolar, mas, também, no convívio em sociedade.
 
“Informar e sensibilizar os educando e comunidade escolar para a compreensão de que a paz se constrói através do respeito às diferenças”, afirmou Evaneide.
 
A ação  desenvolvida propiciou uma maior aproximação dos estudantes, que possibilitou a construção de um debate salutar sobre o tema.
 
“É de suma importância o dialogo sobre o assunto, ouvir o que os estudantes têm a dizer e de contrapartida sensibilizá-los sobre o respeito às diferenças e a empatia em relação ao próximo”, destacou Elizangela.
 
Na outra visita à escola, que aconteceu no dia 05 de Junho,  foi desenvolvida uma roda de conversa com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. A atividade foi conduzida pela psicóloga da Equipe Multidisciplinar, Nair Mendes Godoi e a servidora Evaneide Costa e Silva. A abordagem foi voltada sobre a importância dos “Valores Humanos para um cotidiano de paz.”
 
“O diálogo com os alunos abordou temas como os valores morais, sociais e éticos. Valores que pautam um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade”, disse Nair Mendes.
 
Além disso, houve participações dos estudantes em dinâmicas, leitura de textos, exposição de vídeos. Para finalizar, foi proposta, aos alunos, uma ação de solidariedade, que consiste em arrecadar alimentos para serem doados a um abrigo da cidade.
 
“Essa ação é importante, pois gera uma reflexão sobre os valores que andam cada vez mais esquecidos pela maioria da sociedade. Falta apreço à vida, respeito, solidariedade, amor, empatia”, ressaltou Evaneide, afirmando que a escola é um ambiente fundamental para disseminação desses valores.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)