Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/05/2019

ADEPAR: III Encontro anual de Teses Institucionais da DPPR marca as comemorações do Dia da Defensora e do Defensor Público

Fonte: ADEPAR
Estado: PR
Para dar início às comemorações do Dia da Defensora e do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio, a Adepar (Associação dos Defensores Públicos do Paraná) e a Edepar (Escola da Defensoria Pública do Paraná) realizaram o III Encontro anual de Teses Institucionais da DPPR (Defensoria Pública do Paraná).
 
O evento aconteceu, no dia 17 de maio, no Hotel Bourbon, em Curitiba. Ao longo do encontro, foram defendidas, por Defensoras e Defensores de diversas cidades do Paraná e pelos aprovados no III concurso, 11 teses institucionais. O objetivo dos trabalhos é contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da atuação das Defensoras e dos Defensores dentro da DPPR.
 
“O Encontro de Teses é um momento importante para debater e refletir sobre o  trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Defensoras e Defensores do Paraná. É uma oportunidade de conhecermos e entendermos outros pontos de vista sobre temas relevantes que fazem parte das nossas atividades diárias. Essa troca é realmente enriquecedora”, ressaltou o vice-presidente da Adepar, Ricardo Padoim.
 
“Esse evento possibilita não só o encontro pessoal de Defensores e de Defensoras que estão nas comarcas do interior e do litoral, mas também cria uma uniformidade, uma unificação nos trabalhos que são desenvolvidos dentro do dia a dia da Defensoria. É uma ocasião importante de fortalecimento da carreira e de união entre os Defensores”, destacou a presidente da Edepar, Flávia Palazzi.
 
Dentre as teses aprovadas, o trabalho dos Defensores Antonio Vitor Barbosa de Almeida e Mariana Nunes foi premiado.
 
“É essencial que as Defensorias e associações estimulem eventos que permitam o  compartilhamento de casos exitosos e de teses que talvez precisem ser levadas adiante numa atuação contramajoritária que é característica da Defensoria Pública no sistema de justiça. O encontro ainda tem o importante objetivo de fomentar o debate e oportunizar reflexões críticas em relação aos institutos jurídicos, o que é de extrema importância para que o Defensor não perca a essência da sua missão, principalmente em tempos de perdas de garantias e direitos. Por fim, registro o agradecimento à minha amiga e coautora da tese, Defensora Mariana Nunes”, pontuou o Defensor Antonio Vitor Barbosa de Almeida.
 
Além das apresentações das teses, foram lançados os livros  “O Tribunal do Júri e a Defensoria Pública” e “Teoria dos sistemas e Direito Penal radical”  de autoria dos Defensores Públicos Bruno Passadore e Alexandre Gonçalves Kassama, respectivamente. A Edepar também aproveitou a oportunidade e lançou a Revista Jurídica da Defensoria Pública do Paraná.
 
As Defensoras e os Defensores também participaram de um almoço de confraternização promovido pelas entidades. Representaram também a Adepar no evento os diretores Wisley dos Santos, Marcelo Pimentel, Tiago Bertão, Carlos Moreira Lima e Júlio César Salem Filho.
 
O encontro contou ainda com a participação do Defensor Público-Geral, Eduardo Abraão, do chefe de Gabinete da Defensoria Pública-Geral, Paulo Cinquetti Neto, do subdefensor Público-Geral, Matheus Munhoz, e do 2º subdefensor Público-Geral, Rodolpho Mussel de Macedo.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)