Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
16/05/2019

GO: Defensoria Pública passa a destinar 5% das vagas de emprego terceirizadas à mulheres vítimas de violência

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
Cinco por cento das vagas de emprego ofertadas por meio de contratos terceirizados entre a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e empresas terceirizadas devem ser destinadas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A medida foi regulamentada por meio da Portaria nº 237, de 13 de maio de 2019, publicada pelo defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo. A triagem e a indicação das mulheres aos gestores dos contratos será realizada pela coordenação do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), da DPE-GO.
 
Por meio desse ato administrativo, a Defensoria Pública reafirma seu compromisso em defesa da população em situação de vulnerabilidade. “A Defensoria Pública dentro de suas funções institucionais, dentre elas a garantia da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades, tem buscado mecanismos no sentido de reafirmar essas pautas, como adoção das cotas para quilombolas e o acolhimento dessas pessoas em situação de violência doméstica”, pontua o defensor público-geral Domilson Rabelo. Essa reserva de vagas de emprego objetiva oferecer condições às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar para conquistarem sua autonomia.
 
“Cabe ao poder público desenvolver políticas para a garantia dos direitos fundamentais das mulheres nas relações domésticas e familiares, resguardando-as contra práticas de discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. A Defensoria Pública tem como função exercer a defesa dos interesses individuais e coletivos da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A maior arma do empoderamento feminino, no processo de saída de um relacionamento abusivo é a independência financeira, alcançada por meio do trabalho”, destaca a coordenadora do Nudem, Gabriela Hamdan.
 
A Portaria nº 231/2019 está em consonância com a Lei estadual nº 20.190/2018.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)