Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/05/2019

TO: Defensoria lança exposição fotográfica com mulheres que superaram a violência doméstica

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Cinco diferentes mulheres, cinco distintas histórias e duas condições que as conectam: terem sido vítimas de violência doméstica e se reconhecido fortes para superá-la, tornando-se inspiração na vida de tantas outras que ainda lutam contra este crime. Este é o contexto básico que compõe a exposição “Desatando nós”, que apresenta um conjunto de 22 fotografias de mulheres atendidas pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).
 
O lançamento da mostra fotográfica aconteceu em Palmas, por meio de uma vernissage no Capim Dourado Shopping, na noite desta segunda-feira, 13. Na ocasião, além de Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira, as cinco protagonistas do ensaio, de autoria e direção da repórter-fotográfica da DPE-TO, Loise Maria, participaram do evento membros e servidores da Defensoria Pública, representantes do senado federal e do governo municipal palmense, além de familiares das fotografadas.
 
Para o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, o evento é muito importante para dar maior visibilidade, junto à sociedade em geral, às questões que envolvem a violência doméstica contra a mulher. “O projeto vem rememorar e reforçar esta temática, fazer com que o assunto seja discutido por ainda mais pessoas, propondo soluções que envolvam todo o sistema de justiça na busca de melhorias para esta problemática que assola grande parte da sociedade”, afirmou Fábio Monteiro.
 
Supervisora do “Desatando nós” e coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso acredita que a capacidade de superação das protagonistas do projeto é inspiradora. “Estas mulheres são verdadeiras heroínas. A força delas de estarem aqui, de não terem vergonha de contar a própria história, é um elemento muito importante para a exposição, porque demonstra que, de fato, elas estão enfrentando a violência e elas a estão superando, servindo de forte inspiração para todas nós”, enfatizou Franciana Di Fátima.
 
Presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e representante da senadora Kátia Abreu no vernissage, Gleidy Braga Ribeiro elogiou a iniciativa da DPE-TO de chamar a atenção para o tema a partir da arte fotográfica. “Esta exposição é muito relevante, principalmente por trazer este tipo de discussão para um local de grande movimentação, o que permitirá a sensibilização de várias pessoas, inclusive de muitas mulheres que, às vezes, sofrem violência e ainda não têm coragem de denunciar porque acham que a vida acaba ao tentarem romper o ciclo de violência, o que é desmentido pelas protagonistas do evento, que provaram que a vida continua e pode ser reconstruída”, enfatizou Gleidy Braga.
 
De acordo com a secretária de desenvolvimento social de Palmas, Valquíria Moreira Rezende, o “Desatando nós” descortina as dificuldades, as realidades e os sentimentos das mulheres vítimas de violência doméstica, possibilitando um novo canal de diálogo sobre o assunto. “A Defensoria assume um papel importantíssimo dentro da sociedade em virtude de estar escancarando um problema que deve ser conversado, pensado, discutido e, mais do que tudo isto, ser encarado com firmeza. É necessária esta ampliação do espaço de diálogo sobre temas assim que, muitas vezes, são ocultados, mesmo sendo muito próximos a todas nós”, ressaltou Valquíria Rezende.
 
Exposição
 
A exposição “Desatando Nós” é realizada pela DPE-TO por meio do Nudem e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas e com o apoio do Capim Dourado Shopping e do Lady Lord Cabeleireiros e Estética. A mostra fotográfica ficará exposta de 13 a 21 de maio.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)