Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/04/2019

PI: Defensor Público ministra palestra sobre Feminicídio em escola pública de Floriano

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
O defensor público Marcos Martins de Oliveira, titular da 2ª  Defensoria Regional de Floriano de e coordenador do Núcleo da Mulher Vítima de Violência Doméstica na referida Comarca,  participou,  a convite da direção e coordenação da Escola Estadual Fauzer Bucar, do Projeto sobre a Lei Maria da Penha que teve como tema: No rosto que mamãe beijou, ninguém põe a mão.
 
O objetivo do projeto é conscientizar estudantes do ensino médio da referida Escola sobre a  violência doméstica e familiar contra a mulher, proporcionando-lhes mais conhecimento sobre o feminicídio.
 
Marcos Martins considera uma ótima e importante iniciativa da Escola tendo em vista a preocupante estatística sobre o crescimento do número de mulheres vítimas de homicídio no Brasil, sendo que muitos dados sobre feminicídio são subnotificados. “Só em 2017 foram registrados 4.473 homicídios dolosos contra mulheres,  um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil”, informa o Defensor que ressalta ainda ser a falta de padronização e de registros o que mais atrapalha o monitoramento dos feminicídios no país. “São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero”, explica.
 
“A participação do Marcos Martins enquanto coordenador do Núcleo da Mulher Vítima de Violência Doméstica foi de suma importância, visto que agregou conhecimentos ao nosso alunado, pois sabemos que o termo feminicídio é um termo de crime de ódio marcado pelas desigualdades de gênero. Ele falou ainda sobre a lei do feminicídio e citou alguns dados sobre o feminicídio no Brasil. Assim nosso projeto encerrou-se com bastante aprendizado por parte dos estudantes e professores”, relatou a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Fauzer Bucar, Professora Antônia Soares.
 
O projeto envolveu 200 estudantes do ensino médio do período integral, que se dedicaram ao estudo do tema e finalizaram com uma emocionante dramatização de mulheres, fazendo o relato de suas histórias de perseguição até a morte pela condição de ser mulher. Os estudantes puderam assistir a palestra “Feminicídio”, proferida pelo Dr. Marcos Martins, que a teve a oportunidade de divulgar juntamente com a assistente social Flávia Castro, do Núcleo da Mulher Vítima de Violência Doméstica, informações sobre o funcionamento deste serviço à comunidade.
 
“Realizamos então esta importante parceria com o intuito de esclarecer sobre o conceito de feminicídio, as estatísticas, os perfis e os conceitos das mulheres, o enquadramento no Código Penal e exemplos de feminicídio pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Agradecemos a parceria com a Escola Estadual Fauzer Bucar e frisamos que o Núcleo da Mulher tem o compromisso social de prevenir e erradicar a violência doméstica ou familiar contra a mulher e temos sempre a satisfação e disponibilização em realizar esse trabalho educativo e preventivo, visando disseminar conhecimento com as Escolas da nossa comunidade.”, reforça Marcos Martins.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)