Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/04/2019

Defensoras e defensores do Amapá fundam a ADEPAP

Fonte: ANADEP
Estado: DF
As defensoras e defensores públicos recém-empossados do Amapá agora formam a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amapá (ADEPAP). O pleito foi defendido em Assembleia Geral no dia 5 de abril, em Macapá.
 
A fundação da Associação Estadual representa mais um passo rumo à consolidação da última Defensoria Pública da federação a ser estabelecida nos moldes constitucionais. 
 
Para o presidente da ADEPAP, Gustavo Cardoso, ao cenário atual de ataque à direitos sociais básicos, respondemos com organização política e esperança no associativismo. “São fatores que julgamos imprescindíveis para uma defesa eficiente das prerrogativas de cada associado(a) e, ainda, para a consolidação de um projeto inclusivo de país. O apoio da ANADEP foi essencial para o momento histórico da constituição da nossa primeira associação”, disse. 
 
 
Já para a vice-presidente, Giovanna Oliveira, a ideia da gestão é a de ser instrumento para a construção coletiva da alma e do corpo da entidade que irá intermediar as vozes dos(as) defensores(as) públicos(as), contribuindo para o início do processo de consolidação da Defensoria Pública do Estado do Amapá como instituição forte, autônoma e de referência. “Também tivemos uma preocupação com a representatividade da mulher na ocupação dos espaços associativos, atentos, inclusive, à linguagem utilizada na elaboração do estatuto”, finalizou. 
 
Segundo o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, um dos principais objetivos da ANADEP sempre foi a correta implantação da DPE-AP. E, agora, com a ADEPAP, a ANADEP estará cada vez mais empenhada no crescimento e divulgação da Associação estadual, estando lado a lado em pautas e trabalhos institucionais. 
 
Histórico
 
No dia 25 de março foram empossados 40 defensoras e defensores públicos concursados do Estado do Amapá. Dos 26 estados e Distrito Federal, apenas a Defensoria Pública do Amapá não apresentava um quadro de defensores públicos concursados desde sua criação.
 
No Amapá, a Instituição foi criada em 1994, no entanto, os cargos para defensor nunca foram preenchidos. Até o momento, 116 advogados contratados por meio de cargo comissionado atuavam na Instituição. Com a posse, as defensoras e defensores serão lotados na capital e no interior.
 
As novas defensoras e os defensores públicos do Estado participaram de um curso de formação durante oito dias na sede da Procuradoria do Estado do Amapá. A etapa inicial contou com a presença de defensoras e defensores de 16 estados brasileiros, promovendo trocas de experiências. O curso foi o primeiro com este formato a ser realizado no país, resultado da atuação conjunta entre ANADEP e CONDEGE.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)