Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/03/2019

AM: Ação da Defensoria em Novo Remanso atende mais de 100 pessoas

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
O agricultor Sérgio Procópio da Silva, 69, está entre as mais de 100 pessoas alcançadas por uma ação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) na Vila de Novo Remanso, distante duas horas de Itacoatiara, realizada nesta terça-feira (19) em comemoração ao aniversário de um ano de existência do polo da instituição na cidade.
 
Com a ajuda do órgão, o agricultor deu início à solução para um pedido de divórcio. Morador da comunidade, Sérgio tem dificuldades para se deslocar até a sede municipal e aplaudiu a iniciativa da Defensoria levar ao atendimento na vila. O Polo da DPE-AM registrou mais de 17 mil atendimentos em um ano.
 
A unidade atende aos municípios de Rio Preto da Eva, Urucará, Urucurituba, São Sebastião do Uatumã, Silves e Itapiranga e a comemoração não poderia ser de outra forma, de acordo com od defensor público geral, Rafael Barbosa. “O caso desse assistido com mais de 60 anos que disse que nunca esteve em Itacoatiara e que não tinha chance de encontrar a Defensoria a não ser com ações como essa realizada aqui na Vila do Novo Remanso”, afirmou Barbosa.
 
A comemoração contou com a presença do prefeito municipal de Itacoatiara, Antonio Peixoto e do juiz Saulo Góes Pinto, titular da 1ª Vara da Comarca de Itacoatiara.
 
 
Comemoração
 
A coordenadora do Polo, defensora pública Natasha Hara, explicou que dos atendimentos na ação, os serviços mais solicitados foram segunda via de certidão de nascimento, divórcio e pensão alimentícia.
 
Caso de Maria*, que foi pedir orientação para entrar com uma ação de divórcio contra o ex-marido, que se recusa a aceitar a separação. “Estou buscando meus direitos, não tinha conseguido ainda ir à Itacoatiara para ser atendida, por isso não podia perder essa oportunidade”, explicou ela, que não quis se identificar.
 
Do total de atendimentos do polo até aqui, nos 17.628 atendimentos o destaque também é para área de família, com casos de pensão alimentícia e guarda de filhos, correspondente a 71,6% das demandas da unidade (12.633 atos).
 
Para o defensor geral, o momento é de celebração pela atenção que vem sendo dada à população da zona rural do Estado na área judicial. “Se no passado comemorávamos uma ação em Itacoatiara, agora é hora de comemorar a ida em locais mais distante dos polos, nos quais com parcerias das Prefeituras e do Tribunal de Justiça, podemos chegar com a assistência dos defensores”, finalizou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)