Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/03/2019

SE: Defensoria Pública presta assistência jurídica no Dia D do Demolay

Fonte: ASCOM/DPE-SE
Estado: SE
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe participou da primeira edição do Dia D do Demolay Sergipe Del Rey, um mutirão de cidadania realizado no domingo, 17, no Colégio Estadual Governador Valadares, Bairro 18 do Forte, em Aracaju.
 
Durante a ação, as defensoras públicas Janara Pereira, Maria Aparecida Filgueira de Sá e Aline Teixeira, além da servidora Vânia Lobão, prestaram assistência sobre direito de família e sucessões, consumidor e outros relacionados à área cível. 
 
A população contou com orientação jurídica sobre procedimentos de saúde, usucapião, inventário, cobrança indevida de operadora de telefonia móvel, guarda, adoção, saneamento básico, além de requerer a segunda via de certidão de nascimento e casamento.
 
A autônoma, Elen Rodrigues, contou que cria uma menina há sete anos e precisa entrar com o pedido de adoção. “A mãe me deu a criança quando estava com três meses de vida por não ter condições financeiras e hoje a menina está com sete anos. Preciso regularizar a situação para que ela seja legalmente minha filha. A informação passada pelas defensoras públicas me deixou bastante aliviada e tranquila, mas tenho pressa e a mãe biológica também”, relata.
 
Já a dona de casa, Cristina dos Santos Oliveira, recebeu uma cobrança indevida da operadora de telefonia Oi. “Há mais de cinco meses venho recebendo cobrança indevida de uma fatura que já foi paga. Já estive na loja da Oi, liguei várias vezes para a operadora, mas eles pedem sempre para desconsiderar a cobrança, porém, descobri que meu nome está no cadastro de restrição ao crédito”, disse indignada.
 
O Dia D consiste em uma grande atividade de ação social. Foram realizados atendimentos médicos, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, palestras, massoterapia, auriculoterapia, aferição de parâmetros clínicos (pressão arterial e glicemia capilar), avaliação postural, consultas jurídicas, orientação com nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos, corte de cabelo, dentre outras atividades.
 
“É gratificante poder prestar assistência jurídica em um evento tão importante para a população carente. O Dia D é um verdadeiro mutirão de cidadania que oferece serviços básicos gratuitos, mobiliza cidadãos e oportuniza o acesso à informação e orientação qualificadas”, destacou a defensora pública, Janara Pereira.
 
O presidente do Conselho Consultivo do Demolay, Dyego Carlos de Araújo, destacou a importância da Defensoria Pública no evento. “Começamos a levantar os serviços que poderiam ser oferecidos à comunidade, desenhamos o projeto e convidamos a Defensoria Pública pela importância que ela tem na prestação de serviços essenciais para a população carente”, pontuou. 
 
Demolay – “É uma organização juvenil sem fins lucrativos para garotos de 12 a 21 anos, criada e gerida pela Maçonaria. Fundada nos Estados Unidos em 1919, a Demolay chegou ao Brasil em 1980 e, em Aracaju, em 1988. A ONG Tem o objetivo de formar melhores jovens e cidadãos com a prática de virtudes como o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, respeito, pureza e patriotismo. Um grande defensor das mulheres, a Demolay respeita o sexo feminino e o que representa para a sociedade. Defende três liberdades: civil, intelectual e religiosa”, esclareceu Dyego Carlos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)