Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/03/2019

Defensoras e defensores públicos levam discussão sobre gênero e raça para aula inaugural da Rede Emancipa

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Em alusão às atividades do mês da mulher, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) firmaram uma parceria especial com a Rede Emancipa de Educação Popular. Mais de 600 alunas e alunos de escolas da rede pública do Distrito Federal participaram, no sábado (16/3), da Aula Inaugural Unificada da Rede Emancipa, no teatro Dulcina, no Conic. A rede oferece cursinhos pré-universitários totalmente gratuitos e no DF conta com três unidades: Ceilândia, Santa Maria e Paranoá.
 
Na ocasião, a defensora pública de Tocantins e membro da comissão dos direitos da mulher da ANADEP, Denize Leite, falou sobre “Gênero, Raça e Desigualdades” com o objetivo de promover nos alunos reflexões acerca da igualdade de gênero e das questões relacionadas aos direitos das mulheres na sociedade. Ela também discutiu o papel da Defensoria Pública na construção de políticas públicas e no atendimento às mulheres em situações de vulnerabilidades. 
 
"Falar das questões de gênero e de raça em um evento voltado para os adolescentes, que são nosso futuro. É falar também da dimensão das opressões estruturais, principalmente da mulher negra. Precisamos de uma sociedade mais inclusiva. Precisamos de uma transformação social", afirmou.
 
Na ocasião, a defensora pública parabenizou a iniciativa da Rede Emancipa. "É um movimento que acredita em uma educação transformadora. É um movimento que acredita na educação que não está só preocupada com o ensino físico, mas um ensino crítico e isso está em consonância com a Defensoria Pública que promove a educação em direitos, por meio de palestras e projetos de conscientização das cidadãs e cidadãos sobre noções de direitos e deveres”, frisou. 
 
Já na área externa, na Praça dos Palmares, em frente ao Conic, a DPDF ofereceu aos presentes atendimento psicossocial e jurídico gratuito durante todo o evento.
 
Entre outros pontos da programação houve recepção dos estudantes, mesa de abertura sobre Educação para a Liberdade, espaço de microfone aberto e apresentações culturais.
 
Veja mais fotos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)