Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/02/2019

RN: SUS Mediado é tema de reunião entre Defensoria Pública e Sesap

Fonte: ASCOM/DPE-RN
Estado: RN
A Defensoria Púbica do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) participaram de uma reunião conjunta para discutir uma proposta de ampliação do Programa SUS Mediado no RN. O SUS Mediado funciona semanalmente nas terças-feiras, das 8h às 14h, no Núcleo de Primeiro Atendimento da DPE-RN, em Lagoa Nova.
 
Na ocasião, o defensor público-geral do estado, Marcus Vinicius Soares Alves, apresentou ao Secretário Estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, um relatório do programa e uma proposta de transformá-lo em Lei Estadual. Em 2018, o SUS Mediado obteve uma taxa de 46% de mediações do total de demandas referentes a procedimentos, exames e medicamentos. O secretário ressaltou a importância de se observarem esses dados na busca por melhorar o atendimento no SUS e a qualidade dos serviços prestados.
 
Também estiveram presentes a defensora pública Claudia Carvalho Queiroz, o diretor da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Ralfo Medeiros, a coordenadora do Complexo Estadual de Regulação, Valéria Bezerra, a coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde da Sesap, Márcia Pellense, e técnicos da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur).
 
 
SUS Mediado
 
Existente desde 2012, o programa SUS Mediado é resultante de uma parceria entre a DPE-RN, a Procuradoria Geral do Estado, a Sesap, a Defensoria Pública da União, a Procuradoria Geral do Município de Natal e a Secretaria de Saúde do Município de Natal. O objetivo é garantir uma maior efetividade às políticas públicas de saúde no RN, evitando as demandas judiciais, de modo a assegurar o acesso por parte dos usuários carentes do SUS a medicamentos e procedimentos médicos de responsabilidade do Estado e do município de Natal.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)