Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
07/02/2019

AM: Defensoria passa a oferecer agendamento de serviço online

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
A partir da próxima segunda-feira, 11, a população que necessita de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contará com o serviço de agendamento online. O assistido poderá fazer todo o processo de forma rápida e intuitiva no site da instituição, de onde estiver. Basta ter acesso a um smartphone, tablet ou computador com Internet. Diferente de sistemas de outros Estados do Brasil, que levam até 48 horas para confirmar o agendamento, o sistema da DPE-AM é realizado em minutos, num único acesso, com a confirmação de data, hora e local do atendimento.
 
Inicialmente a novidade funcionará somente para agendamento na área de família que envolve compartilhamento de guarda, divórcio consensual e litigioso, pensão alimentícia, entre outros serviços que correspondem ao maior número de atendimentos da Defensoria. Em 2018, por exemplo, foram 264.672 pessoas assistidas na área, o que representa um aumento de 72,2,%, em comparação com 2017, quando 153.653 pessoas foram atendidas.
 
As unidades da família funcionam na rua 24 de Maio, Centro, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) dos bairros Compensa, Alvorada e shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.
 
De acordo com o defensor público geral, Rafael Barbosa, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela DPE e reforça o trabalho de agendamento realizado via telefone, por meio do Disk 129. Ele destaca que a Defensoria tem buscado ampliar as formas de acesso aos serviços da instituição e que o agendamento online é uma inovação que contribui para agilizar processos e proporcionar maior comodidade à população.
 
“Estamos criando uma conscientização de que nossa força é a população do Amazonas e quanto mais assistidos forem atendidos, e da melhor forma possível, a Defensoria só tende a crescer e se fortalecer. O agendamento através do Disk 129 foi um avanço, mas precisávamos melhorar e, agora, através do agendamento online, podemos facilitar o acesso a nossos serviços e evitar que nossos assistidos enfrentem filas ou dificuldades para o que precisam”, explicou Barbosa.
 
O defensor público Ricardo Paiva, diretor de Planejamento da DPE-AM, ressaltou que o sistema foi criado integralmente pela equipe da Divisão de Inovação e Tecnologia (DIT) da instituição para atender o aumento da demanda de assistidos. “Percebemos que a procura dos assistidos estava muito grande e criamos essa ferramenta para ser mais um canal de agendamento para que a população tenha mais uma forma de acessar os serviços da Defensoria”, disse Ricardo Paiva.
 
Ricardo está à frente do DIT e destacou que a equipe de apenas um ano do departamento realizou grandes feitos tecnológicos nesse período e que tem trabalhado para criar ferramentas focadas no beneficiamento do assistido. 
 
“É um grande avanço porque o cidadão não precisa passar por nenhum atendente. É uma forma que a Defensoria tem de cada vez mais chegar perto do assistido, que é a razão da instituição existir. Isso foi possível com o empenho e dedicação da equipe do DIT. A ideia é que não só atendamos mais pessoas, mas que a prestação do serviço seja com maior qualidade”, acrescentou.
 
 
Passo a passo
 
No primeiro contato com o site da Defensoria, o usuário deve clicar em “Agendamento on-line”, para ser direcionado para a página do serviço. Na tela de boas-vindas, o usuário deverá clicar no ícone “Novo agendamento”, no qual deverá inserir o número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone, e-mail e, em seguida, em continuar.
 
Na segunda etapa, o usuário deverá informar CEP, que preencherá automaticamente o endereço, Unidade Federativa (UF), município, complemento (se for o caso), e novamente em continuar. Na terceira etapa, em “Como podemos ajudar?”, o usuário deverá selecionar o serviço para o qual busca atendimento.
 
Em caso de dúvida, basta observar o serviço, pois cada opção disponível tem uma descrição detalhada. Após a escolha, basta clicar em continuar e selecionar a unidade mais próxima da sua residência. Um calendário aparecerá na tela e ao clicar na data surgirá a indicação dos horários disponíveis para o atendimento. Por fim, uma tela com todos os dados cadastrados aparecerá para confirmação com a lista dos documentos que devem ser levados para o atendimento. Na última ação, o usuário poderá optar por imprimir ou enviar o agendamento para o próprio e-mail.
 
 
Esqueceu o agendamento?
 
Se o usuário perder ou esquecer o agendamento poderá obter novamente a informação acessando a página inicial do serviço. Ao invés de clicar em “Novo agendamento”, basta selecionar “Visualizar agendamento” e preencher o campo de informações pessoais. Novamente, poderá imprimir ou enviar o documento por e-mail.
 
 
Disk 129
 
Além do serviço online, o atendimento para que a população esclareça dúvidas sobre os serviços da Defensoria, locais de atendimento, documentos necessários para os diversos tipos de ações, e encaminhamentos, continua funcionando normalmente por meio do Disk 129. O serviço telefônico está disponível das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.
 
 
Unidades Disponíveis
 
O agendamento online está disponível apenas para atendimentos da área de Família nas seguintes unidades:
 
Núcleo 24 de Maio - 1ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na rua 24 de maio, nº 321, Centro, telefone: 3233-1007, de 8h às 14h.
 
PAC Compensa - 4ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Brasil, nº 1325, Compensa I, telefone: 3642–6221, de 8h às 14h.
 
PAC Alvorada - 7ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Desembargador João Machado, nº 4.922, Planalto, telefone: 3656-2705, de 8h às 14h.
 
PAC Shopping Via Norte - 9ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, nº 3760, Monte das Oliveiras, telefone: 3233-1391, de 8h às 14h.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 de agosto às 11 horas
Câmara dos Deputados homenageará Defensoria Pública
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)