Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/01/2019

RJ: Defensor público lança romance baseado em histórias reais

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
O defensor Tiago Abud lançou no final de 2018 o livro “Entre Putas, Ratos & Juízes – História de um defensor”. O romance conta a história de Salvador Fidélis, que, às vésperas da aposentadoria como defensor público, narra seus casos mais curiosos entre aulas, palestras e reviravoltas da própria vida, com a paixão por uma aluna que se prostitui para pagar a faculdade.
 
Inspirado em histórias reais vivenciadas pelo autor na carreira de 17 anos como defensor público, ele busca provocar uma reflexão sobre a justiça criminal, o sistema penitenciário e, também, sobre o ser humano e a empatia com o diferente. A escolha de escrever um romance vem da liberdade do gênero no qual tudo é permitido, sob a riqueza das figuras de linguagem, inclusive, o exercício da autocrítica aos próprios preconceitos e maneira de atuar como profissional e como pessoa.
 
"Num mundo de tiroteios, matanças, violências, Salvador Fidélis me fez aprender que a empatia não se restringe à vítima, estendendo-se ao monstro, humano que é", sintetiza o também defensor público Emanuel Queiroz Rangel, que assina o prefácio.
 
O título polêmico é uma alusão aos diferentes públicos que os defensores lidam no cotidiano profissional, com os quais, sem restrição, Abud diz ter aprendido bastante, do banco de réu aos magistrados. O nome também possui uma singela homenagem ao autor Gabriel Garcia Marques que escreveu o livro “Memória de Minhas Putas Tristes”, que, assim como o livro do defensor, aborda a questão da velhice.
 
"Não quis ofender ninguém, mas não podemos fingir que está tudo bem, precisamos falar da realidade cruel do sistema de justiça prisional. Por isso minha preocupação de transmitir a minha vivência numa linguagem mais palatável para o público comum poder ter noção do que está acontecendo. Matar e encarcerar mais não é o melhor caminho, é o que podemos observar na prática", reforça o autor.  
 
 
O autor
 
Tiago Abud é defensor público do Núcleo de Campo dos Goytacazes. Mestre em Direito pela Uniflu – Faculdade de Direito de Campos. Professor do curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Uniflu – Faculdade de Direito de Campos. Autor dos livros “Interceptações telefônicas: A devassa em nome da lei” e “Direito de defesa. Temas atuais de processo e direito penal”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)