Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/12/2018

TO: Monte do Carmo, Miracema e Porto Nacional recebem “Defensores da Cidadania” sobre direitos humanos

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Por meio do projeto “Defensores da Cidadania”, diferentes aspectos sobre os direitos humanos foram apresentados a estudantes e também a comunidades regionais em atividades realizadas em Monte do Carmo, Miracema e Porto Nacional. As atividades integram a Semana Estadual de Direitos Humanos, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NDDH) e com o apoio de unidades e Diretorias Regionais da Defensoria, além de voluntários.
 
Em Monte do Carmo, município localizado a 102 Km de Palmas, a defensora pública Kênia Martins Pimenta, auxiliada pela servidora de apoio técnico jurídico Thamiles Valuá da Silva Araújo, falou sobre direitos humanos e discriminações diversas. A proposta foi focar e esclarecer sobre diversas questões relacionadas ao respeito ao próximo. A atividade foi realizada na Escola Estadual Padre Gama.
 
Em Miracema do Tocantins, a 75 Km da Capital, o tema foi “Direitos Humanos e Bullying”, conduzido pela analista do NDDH, Liz Marina Regis Ribeiro, pela servidora técnica de apoio administrativo Silvina Silva Oliveira Noleto e pelo analista jurídico da DPE-TO Paulo André de Sousa Gratão, que atua como conciliador no Núcleo Especializado de Mediação e Conciliação  (Numecon). Estudantes da Escola Estadual Onesima Bandeira participaram da atividade.
 
Já em Porto Nacional, a 62 Km de Palmas, a atividade por meio do projeto Defensores da Cidadania abordou os direitos humanos e direitos dos idosos, reunindo diversas pessoas, a maioria com mais de 60 anos de idade, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) União. A defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso esteve à frente da palestra, com o apoio da analista em gestão especializado (anagesp) em Pedagogia, Elizângela Sales Brito, que integra a Equipe Multidisciplinar da DPE-TO em Porto Nacional.
 
Defensores da Cidadania
O projeto “Defensores da Cidadania” é uma iniciativa da DPE-TO, por meio do NDDH, com o objetivo de contribuir para a promoção dos direitos humanos. Conforme a descrição do Projeto, o objetivo visa “(...) especial ênfase para a sensibilização e conscientização, por meio de uma aprendizagem que contribua com a formação de protagonistas na defesa e efetivação dos direitos e garantias fundamentais, junto à comunidade em que estão inseridos, e com vistas à construção e consolidação da cidadania ativa”.
 
Várias ações do “Defensores da Cidadania” Integram as atividades da Semana Estadual de Direitos Humanos.
 
Semana Direitos Humanos
A Semana Estadual de Direitos Humanos é realizada pela Defensoria Pública, por iniciativa do NDDH, e conta com o apoio de unidades e Diretorias Regionais da Defensoria, além de voluntários.
 
Conforme informações do NDDH, a participação de voluntários, que abraçaram a programação da Semana, permitiu que as atividades sejam realizadas em diferentes comarcas do Tocantins, ampliando o alcance do tema e fazendo com que seja debatido e repercutido por pessoas em todo o Estado.
 
Ainda conforme o NDDH, o protagonismo de unidades da DPE no interior do Estado foi fundamental para o sucesso da Semana, que segue com programação até esta sexta-feira, 14.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)