Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/11/2018

BA: Defensoria esclarece acerca da alteração de nome e gênero no registro civil de pessoas trans

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Com o objetivo de aprimorar os procedimentos do atendimento do serviço público, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a convite da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, realizou nesta quinta-feira, 8, a palestra “Alteração de nome e gênero no assento do registro civil de pessoa trans”. A atividade integrou o 1º Encontro da Seção de Políticas de Emprego da Bahia e teve como público-alvo os emissores de carteira de trabalho e seguro-desemprego.
 
Em sua apresentação, o defensor público César Ulisses, que atua na Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA, esclareceu acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4275 julgada em 1 de março de 2018 que reconheceu a alteração de nome e gênero no assento de registro civil mesmo sem a realização de procedimento cirúrgico de redesignação de sexo.
 
Ainda de acordo com César Ulisses, depois da mudança em cartório, a pessoa precisará ir aos órgãos expedidores de documentos pessoais para solicitar a troca de nome e de gênero. Para mais informações, clique aqui e confira o material informativo da Defensoria Pública da Bahia com o passo a passo para a retificação.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)