Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/09/2018

DF: Defensoria Pública inicia aulas da segunda turma do Projeto Direito para Liberdade

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) a aula inaugural da segunda turma do Projeto Direito para Liberdade, que oferece aulas sobre educação em direitos para jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Desta vez são contemplados 27 jovens da Unidade de Internação de Saída Sistemática (Uniss) do Recanto das Emas. Na ocasião, foram realizados atendimentos jurídicos e os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os defensores Paulo Balsamão e Márcio Pinho de Carvalho a respeito de processos e medidas socioeducativas.
 
Carvalho explicou que, segundo informações da unidade, as mudanças são percebidas de forma rápida no comportamento diário dos adolescentes, pois, na primeira turma do projeto, se mostraram mais calmos e com menos envolvimentos em ocorrências disciplinares dentro da unidade. “O impacto do projeto é mostrar para os alunos novas alternativas de vida por meio do conhecimento de direitos básicos. Também são feitas abordagens pedagógicas e psicológicas que deixam ensinamentos para a vida toda. Dificilmente os adolescentes encontrarão aulas tão boas fora da internação. É uma oportunidade que eles têm de repensar toda a existência para terem garra e conhecimento para resignificarem a história de vida”, ressaltou.
 
O defensor destacou, ainda, que as expectativas para essa nova turma são as de que o projeto se consolide cada vez mais e seja expandido para outras unidades de internação e para todo o Brasil. “As eventuais falhas da primeira turma serão corrigidas e a dinâmica e qualidade das aulas será melhor, pois a demandas do público são mais conhecidas em razão da experiência com a primeira turma que teve excepcional repercussão, seja nos órgãos do sistema de justiça, seja nos demais órgãos públicos e na comunidade”, explicou.
 
O projeto é uma parceria entre a DPDF, a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), a Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (Adep-DF), o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Brasília e as Secretarias de Educação e de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)