Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/09/2018

TO: Mulheres da Unidade Prisional Feminina de Palmas participam de roda de conversa

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Amor pelos companheiros, pelos pais, pelos filhos, mas “até onde o amor nos leva?”. Este foi o tema de palestra que a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) levou às reeducandas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas, na sexta-feira, 14. “Nós, mulheres, precisamos ser unidas em tudo. Acreditem em vocês mesmas, tenham o direito de sonhar, de não desistir de acreditar em um futuro melhor, pois a gente aprende com os erros”, disse, na abertura do evento, a coordenadora do Núcleo Especializado em Defesa da Mulher (Nudem), defensora pública Vanda Sueli Machado.
 
A programação na UPF de Palmas foi realizada pelo Núcleo Especializado de Defesa do Preso (Nadep) e Nudem, e envolveu música, interatividade, emoção e descontração. “Mulheres, vocês podem tudo, inclusive mudar o mundo”, anunciou a analista jurídica do Nudem, Ana Cláudia Figueiredo, ministrante da palestra que trouxe uma reflexão sobre o conceito de amor e de uma necessidade de empoderamento.
 
Logo após a palestra, as reeducandas puderam compartilhar as suas experiências de vida. “Eu estou encarcerada há nove meses e nunca desisti de ter esperança de um futuro melhor. Por mais que seja difícil aqui dentro, a gente tem que ajudar umas às outras, mas eu sei que lá fora teremos novas oportunidades”, disse Rúbia Mara Santos, que já planeja se formar em uma faculdade e montar seu próprio negócio após sair da prisão.
 
Coordenadora do Nadep, a defensora pública Napociani Póvoa realiza visitas semanais à unidade prisional e, na programação especial, também falou sobre a importância do amor próprio, bem como do amor ao próximo. “Eu acho muito bacana quando vocês dividem alimentos, se preocupam com a saúde uma das outras, mostram que o amor ao próximo vai muito além da relação de família lá fora, mas que esse conceito começa aqui dentro”, elogiou.
 
Esperança
Após interpretar a música “É Preciso Saber Viver”, a assessora do Nudem, Catarina Lopes, falou sobre a esperança de um futuro melhor. “As portas não estão fechadas só para vocês, mas para todo mundo. Pensem em uma vida digna lá fora e que vocês tenham esperança em dias melhores”, orientou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)