Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/09/2018

CE: Defensoria em Movimento realiza parceria com Instituto Iracema e leva atendimento para população em situação de rua

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
Pela primeira vez, o projeto Defensoria em Movimento chega à Praia de Iracema. Na próxima quarta-feira, 19, a atuação itinerante da Defensoria Pública do Estado do Ceará estará no Largo dos Tremembés, das 16h às 20h. A presença do caminhão integra a programação da primeira edição do Iracema Social, evento sociocultural de atenção básica às pessoas em situação de rua.
 
O entorno da Praia de Iracema reúne aproximadamente 115 pessoas em situação de rua, de acordo com o Instituto Cultural Iracema, organização social que desenvolve ações culturais, sociais urbanísticas, esportivas e de economia criativa no território do bairro Praia de Iracema. A coordenadora de projetos do Instituto Iracema, Nara Maia, reforça a importância da participação do projeto. “É fundamental a participação do Defensoria em Movimento, porque é um instrumento eficaz de inserção das pessoas em situação de rua aos atendimentos básicos. Sabemos que, frequentemente, os direitos delas são cerceados e também quanto à expectativa do direito, muitas vezes, eles se sentem excluídos, por não achar que estão bem vestidos pra frequentarem locais que eles teriam essa garantia, por exemplo. Quando a assistência jurídica se dispõe a ter essa sensibilidade, e ir para a rua, as demandas vão surgindo naturalmente. É a promoção de igualdade e inserção social enorme”. O Iracema Social é um projeto do Instituto Iracema com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
 
O projeto Defensoria em Movimento busca ser um movimento consciente de aproximação da Defensoria Pública com as comunidades mais vulneráveis e afastadas dos grandes centros, não apenas com atendimento individual descentralizado, mas também na perspectiva de conhecer estas realidades e somar esforços em busca de soluções das vulnerabilidades. “A Defensoria que a gente sonha, pela qual a gente luta, é uma Defensoria que ajuda na articulação positiva da cidadania, onde a educação em direitos é uma premissa e a promoção e defesa desses direitos são consequências imediatas e diretas. A partir do momento que a Defensoria vem cada vez mais se afirmando enquanto instituição aglutinadora da cidadania, participar desse projeto que parece se importar tanto com o patrimônio humano mas como o patrimônio cultural da Praia de Iracema é algo que nos deixa bem felizes”, afirma a defensora pública e assessora de relacionamento institucional, Amélia Rocha.
 
Além da educação em direitos e do atendimento jurídico, atuações coletivas, envolvendo os diversos núcleos defensoriais para construção de vínculo institucional, também fazem parte do programa, considerado ainda espaço de formação continuada do defensor público. “Esse é um público muito heterogêneo que chega com demandas distintas, como solicitando a segunda via de documentações, alguns tem impasses com o sistema de justiça que precisamos verificar, outros solicitam o encaminhamento para o Centro de Referência para População em Situação de Rua para o que ingressem em programas sociais, por exemplo “, diz a supervisora e defensora pública do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública, Sandra Sá.
 
Confira a programação do Iracema Social:
 
15h – Centro Cultural Belchior 
Roda de conversa “Na Rua Eu Protagonizo”
(Coordenado pelo Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua Cirlândio Rodrigues de Oliveira e Pousada Socia – SDHDSl)
 
17h – Cortejo Cultural (Batuque saindo do Centro Cultural Belchior para Tremembés, chegada com Roda de Capoeira e Turma do Papelão)
(Coordenado pelo Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua Cirlândio Rodrigues de Oliveira e Pousada Social – SDHDS)
 
18h – Tremembés
Rádio-auditório 1000 grau:
*Peça teatral “Circo da Nação”
*Sarau urbano: (Apresentações Artísticas – música, poesia, batuque, etc)
(Coordenado pelo Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua Cirlândio Rodrigues de Oliveira e Pousada Social – SDHDS)
* Revista Mandacaru (Cultura e Inserção Social)
(Instituto da Fotografia – iFoto)
 
17 às 20h – Tremembés
* Projeto Corre pra Vida (Redução de Danos, Assistência Psicológica, Entrega de Insumos)
(Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogras – SPD)
* Defensoria em Movimento (Carreta Móvel com Consultoria Júridica e Apoio Psicossocial Ex: Usucapião, Direito de Família e Acesso à Saúde) (Defensoria Pública do Estado do Ceará)
* Consultório na Rua (Acolhimento e Promoção à Saúde)
(Secretaria Municipal de Saúde)
* Centro POP – Centro (Busca ativa e abordagens de rua)
(Centro de Referência para População em Situação de Rua – Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social SDHDS)
* Macarronada da Tia Lila
* Embelezamento e Autocuidado (Corte de Cabelo – Voluntários)
* Feirinha criativa
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)