Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/05/2018

GO: Maio Verde: Continua ciclo de palestras

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
Na última semana, os defensores públicos ministraram palestras em diferentes instituições de ensino para tratar das atribuições da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). A ação integra a programação do Maio Verde, mês em que se comemora o Dia da Defensoria e do defensor público. Ministraram palestras os defensores públicos Francisco Fabiano Silveira Barros, Lucianna Fernanda de Castro Barbosa, Bruna do Nascimento Xavier, Gustavo Alves de Jesus, Jordão Mansur Pinheiro e Vilmar Alves de Brito. Continua nesta semana o ciclo de palestras.
 
 
No sábado (12/05), a defensora pública Lucianna Fernanda de Castro Barbosa, coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas do Tribunal do Júri, apresentou a Defensoria Pública aos estudantes da especialização em direitos humanos da Universidade Federal de Goiás. A palestra abordou ainda o funcionamento do Tribunal do Júri e os requisitos para ser um jurado leigo. O encontro foi realizado no Centro de Aulas D, em Goiânia.
 
Na sexta-feira (11/05), o defensor público Francisco Fabiano Silveira Barros falou aos estudantes da faculdade Universo, na capital. Ele dissertou sobre a igualdade e efetividade de direitos, que diz respeito à necessidade de que o cidadão primeiro conheça seu direito, depois tenha acesso ao profissional do direito, para só então ter efetivo acesso a ele. “Nesse aspecto, a Defensoria vem como um modelo mais moderno e efetivo que o anterior (Judicare-dativos) pois, em vez de atendimentos pulverizadas e sob a tutela do juiz, a DPE é instituição permanente, especializada e autônoma”, pontua Francisco Fabiano. De acordo com ele, também foram tratados os aspectos do reflexo do atendimento na seara criminal e em especial no Tribunal do Júri, onde a defesa efetiva evita erros judiciários. 
 
Na quinta-feira (10/05) houve palestras em Inhumas, Trindade e Goiânia. Os graduandos das Faculdades Aphonsiano, em Trindade, receberam a defensora pública Bruna do Nascimento Xavier, titular da 5ª Defensoria Pública Especializada da Infância e Juventude da Capital. Ela falou sobre o papel da DPE-GO no sistema de justiça. Em Goiânia, os alunos da Faculdade Alfa ouviram o defensor público Gustavo Alves de Jesus, titular da 6ª Defensoria Pública Especializada de Atendimento Inicial da Capital. E em Inhumas, os defensores públicos Jordão Mansur Pinheiro e Vilmar Alves de Brito ministraram palestra aos acadêmicos da FacMais.
 
CRONOGRAMA
 
Na próxima quinta-feira (17/05), às 10 horas, a defensora pública Izabela Novaes Saraiva, titular da 11ª Defensoria Pública Especializada de Família e Sucessões da Capital, ministrará palestra aos estudantes da Unip. No mesmo dia, às 19 horas, o defensor público Philipe Arapian falará aos alunos da Fasam. No dia 25 de maio, no período da manhã, o defensor público Tiago Gregório Fernandes ministrará palestra sobre a Defensoria Pública e adoção em Aparecida de Goiânia.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)