Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/03/2018

BA: Defensoria garante ao filho de usuária direito à internação para tratamento de surto psicótico

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Mais um caso atendido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA é concluído com êxito. Desta vez, através da unidade de Santo Amaro, a Instituição garantiu o direito ao filho de uma assistida de ser internado para tratar de surto psicótico e, há uma semana, ele teve alta médica e voltará ao tratamento ambulatorial.
 
Em janeiro deste ano, a dona de casa Alaíde Macêdo procurou a sede da Defensoria Pública em Santo Amaro em busca ajuda para conseguir internar o filho, Anderson Macêdo, que sofre de esquizofrenia paranoide. “Ele fazia acompanhamento através do CAPS [Centro de Apoio Psicossocial], mas, há alguns meses deixou de ir para lá, não quis mais tomar os medicamentos, ficou agitado, agressivo e entrou em surto, colocando em risco sua própria vida”, relatou a dona de casa, durante o atendimento.
 
Para garantir a saúde física e mental do filho da assistida, a defensora pública Martha Lisiane Cavalcante, que atendeu ao caso, ingressou com uma ação de internação psiquiátrica compulsória com pedido de tutela antecipada de urgência. A decisão foi acatada pelo Juiz e, na última terça-feira, dia 6, após a internação, o filho da assistida recebeu alta médica do Hospital Psiquiátrico Lopes Rodrigues, localizado em Feira de Santana, e voltará ao tratamento ambulatorial no CAPS.
 
“É importante ressaltar que a ação de internação compulsória deve ser utilizada com bastante cautela, para não incidir em ofensa à autodeterminação da pessoa e em retrocesso na luta antimanicomial. Neste caso, sentimos otimismo com a prestação jurisdicional célere e eficiente, através do tratamento médico hospitalar devido, que continuará na forma ambulatorial”, ressaltou a defensora pública Martha Lisiane.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)