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16/03/2018

PI: Defensoria busca a conciliação em mutirão que comemora o Dia do Consumidor

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
O Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Nudecon) iniciou nesta quarta-feira (14), o Mutirão do Consumidor. O atendimento acontece até a sexta-feira (16), no próprio Nudecon, localizado na Casa de Núcleos da Defensoria, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, bairro de Fátima, das 8h às 12h.
 
Como parte da iniciativa acontecerá também na quinta-feira (15), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, ação no Núcleo Central da Defensoria, das 8h às 11h30, oportunidade em que será realizado atendimento jurídico voltado para os direitos dos consumidores. O Núcleo Central fica localizado na rua Nogueira Tapety, 138, Bairro Noivos.
 
Na manhã desta quarta-feira as audiências realizadas pelo Nudecon foram consideradas produtivas pelos três Defensores Públicos que integram o Núcleo. A Coordenadora do Nudencon, Dra. Luciana Moreira Ramos de Araújo, que também é Titular da 2ª Defensoria Pública do Consumidor, explica o objetivo da ação.
 
“Resolvemos fazer esse mutirão em homenagem a Semana do Consumidor, dentro da qual amanhã, dia 15, é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, para enfatizar a importância dos acordos extrajudiciais, evitando novas demandas judiciais, onde sabemos que as ações são demoradas, o que nem sempre traz um sentimento de justiça. Já no acordo é tentado um entendimento comum entre o consumidor e o fornecedor, do qual ambos costumam sair satisfeitos”, diz, destacando ainda a importância desse resultado para a Instituição. “Tem muita resolutividade, principalmente porque traz para os nossos assistidos o sentimento de celeridade, pela resolução do problema com  eficiência e justiça”.
 
Dra. Ângela Martins Soares Barros, Titular da 3ª Defensoria Pública do Consumidor, também acredita no sucesso da ação. “Em alusão ao Dia do Consumidor, que será comemorado amanhã, resolvemos fazer esse mutirão de audiências, para tentar solucionar de forma mais rápida as pendências que nos trouxerem. Esperamos que tenha um bom resultado, como está sendo até o momento, e que possamos demonstrar aos consumidores que podem contar com a Defensoria na resolução de seus problemas de forma rápida e eficaz”, destaca.
 
“Esse Mutirão representa um compromisso com o consumidor de termos celeridade no atendimento. De no máximo em 30 dias tentar resolver o problema dele. É um  compromisso que a Defensoria tem, tanto na Lei como moral, para com os consumidores. E o meio mais rápido é a mediação. Chamar para resolver o problema de maneira extrajudicial, menos gravosa, não tendo que ir para a justiça para passar anos brigando por uma demanda que pode ser resolvida em uma conversa. As empresas têm comparecido às audiências e essa é a ideia do Mutirão, acelerar e trazer a solução para o consumidor o quanto antes”, complementa  Dr. Alessandro Andrade Spíndola, Titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor.
 
“O Núcleo de Defesa do Consumidor vem, desde a sua criação no ano de 2004, oferecendo um atendimento qualificado, assegurando os direitos dos consumidores carentes de forma célere através da conciliação, o que é um diferencial. Dessa forma a Defensoria Pública tem proporcionado eficazmente a garantia de direitos aos seus assistidos dentro das relações de consumo”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.
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