Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/03/2018

ANADEP discute “a imagem da mulher na mídia” durante seminário em Brasília

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

Outro destaque do seminário “A Mulher na Defensoria Pública” foi o painel “A imagem da mulher na mídia”, com a psicóloga e pesquisadora Rachel Moreno. O objetivo do evento é promover reflexões acerca de questões relacionadas aos direitos das mulheres na sociedade e, especialmente, no âmbito da Instituição. O seminário é realizado na nova sede da Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR/DF), em Brasília, e é uma iniciativa da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), a Comissão Especial dos Direitos da Mulher e a Escola Nacional de Defensores Públicos (ENADEP).

Rachel Moreno milita pelas demandas e causas das mulheres e pela democratização da mídia. Ela atua desde 1974 em debates e organização de grupos de reflexão e ação pelo país, discutindo direitos sexuais e reprodutivos, violência de gênero, educação, trabalho noturno feminino e condições de trabalho (salário diferenciado, nichos de informalidade, dupla jornada de trabalho).

Em 2011, lançou o livro “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado”. A obra inicia com um relato de como a mulher é retratada na mídia brasileira. Apesar de ter uma presença abundante na mídia televisiva, as mulheres são sempre focadas de forma similar. É comum a reprodução de estereótipos e preconceitos, além da sutil imposição de modelos de beleza inalcançáveis. A pesquisa foca a relação da mulher com os meios de comunicação em 13 países da América e Europa.

Segundo Rachel Moreno, no Brasil os meios de comunicação impõem um padrão de beleza e de comportamento às mulheres. “Seja na televisão, internet ou peças publicitárias, as mulheres são retratadas com um padrão fora da realidade: mulher branca, magra, heteronormativa com cabelos lisos e loiros. Quando a gente fala em mídia, falamos em interesses comerciais. No Brasil, 80% da decisão de compra é das mulheres. A mídia se utiliza de forma seletiva e sem nenhuma pluralidade em relação à mulher. Ela mostra um modelo de mulher e não mostra qualquer outro tipo de mulher diferente disso”, afirmou.

A diretora da ENADEP, Fernanda Mambrini, coordenou o painel.

Leia também: ANADEP abre seminário “A Mulher na Defensoria Pública”.

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)