Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/01/2018

RJ: Defensoria promove mutirão para casos de falta de vagas em creches

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) promoverá um mutirão específico para os casos de falta de vagas nas creches e pré-escolas do município. A ação especializada ocorrerá neste sábado (20), das 9h às 15h, no Núcleo de Primeiro Atendimento da DPRJ em Jacarepaguá, localizado na Rua Padre Ventura, nº 50, Taquara, próximo ao Fórum e à Delegacia. Não é necessário agendamento para ser atendido.
 
A Defensoria tem registrado uma média de 50 atendimentos por dia a pais que não conseguiram garantir a matrícula dos filhos nas creches públicas do Rio. A defensora Fátima Saraiva, que coordena os Núcleos de Primeiro Atendimento da DPRJ, explica que o mutirão visa justamente a atender essa demanda.
 
"Essa primeira ação vai ocorrer no Núcleo de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá e deverá atender a todos os assistidos residentes nos bairros e comunidades próximas às Regiões Administrativas de Jacarepaguá, Cidade de Deus e Barra da Tijuca. Mas serão realizados outros mutirões. Dia 27 de janeiro, por exemplo, realizaremos uma ação no Núcleo de Primeiro atendimento de Santa Cruz, que englobará as Regiões Administrativas de Bangu, Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz. O atendimento será focado justamente nessa questão das vagas em creches e pré-escolas".
 
Em um levantamento realizado em abril do ano passado, a Defensoria havia constatado o aumento em quase o dobro no número de pais que recorreram à instituição em razão da falta de vagas nas creches e pré-escolas. Somente na região da grande Jacarepaguá e da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, a quantidade de casos saltou de 429 em janeiro e fevereiro de 2016 para 733 no mesmo período de 2017.
 
Dados oficiais indicam um déficit de 35 mil vagas nas creches e pré-escolas do Rio. Isso apesar de decisão judicial obtida pela Defensoria Pública, em uma ação civil pública ajuizada em 2016, que determina a matrícula de todas as crianças em idade pré-escolar, além da construção de novas creches e pré-escolas a fim de sanar o déficit de vagas.
 
Documentos
 
Os interessados em participar do mutirão de creche devem comparecer ao Núcleo de Primeiro Atendimento da Defensoria em Jacarepaguá portando os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, carteira de identidade, CPF e comprovante de renda, entre outros. Clique aqui para ver a lista completa.
 
Serviço:
 
O que: Ação especializada para vaga em creche e pré-escola.
 
Quando: Sábado (20), às 9h.
 
Onde: Núcleo de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá - Rua Padre Ventura, n° 50, Taquara, Jacarepaguá (referência: próximo ao Fórum e à Delegacia da Taquara). Telefone: (21) 2333-6617.
 
Público: Moradores dos bairros pertencentes às regiões administrativas de Jacarepaguá, Cidade de Deus e Barra da Tijuca.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)